Emoções e sentimentos fazem parte das nossas vidas diárias. Por isso é importante entender o que é estabilidade emocional. Além disso, as emoções não são fixas, elas surgem em maior ou menor intensidade. Também, algumas emoções são mais desafiadoras para lidar do que outras. Por isso, que sempre nesse quesito você irá escutar de mim o termo “gerenciamento emocional” ou “estabilidade emocional” e raramente a palavra equilíbrio. Combinado? Entenda melhor tudo isso nesse texto 😉
1- O que é o equilíbrio emocional?
Ter o “equilíbrio” emocional ou estabilidade emocional que as pessoas tanto almejam ter nada mais é que saber gerenciar suas emoções quando elas surgem. Desenvolver sua habilidade de lidar e escutar suas emoções te ajuda a compreendê-las e portanto a ter mais harmonia na sua vida. Isso porque muitas emoções podem ser extremamente desafiadoras. Por exemplo, pode surgir uma situação no seu trabalho que você se desentende com um colega e desperta muita raiva em você. O que você acha que pode acontecer se você não conseguir ter um certo controle e estourar com a pessoa que você está com raiva? Talvez isso gere mais problemas do que soluções, não é mesmo? Claro, eu nunca gosto de usar a palavra controle para isso. Portanto trata-se mais de ser capaz de sentir, ser capaz de canalizar essa emoção de uma maneira harmoniosa. Isso é o que significa saber gerenciar suas emoções. Porém, você desenvolve essa capacidade de gerenciar suas emoções enquanto desenvolve seu autoconhecimento. E, muitas vezes certas emoções e sentimentos podem ser difíceis de você lidar e compreender sozinho. Nesses momentos, buscar ajuda profissional é um passo importante para o autoconhecimento. Como já foi dito no início do texto, controle das emoções não existe, portanto da minha parte você irá escutar muito sobre gerenciar ou escutar as emoções e nunca controlar emoções. Combinado?
2- Estabilidade emocional: você é mente, corpo e emoções
A estabilidade emocional é uma das habilidades mais importantes a ser desenvolvida na sua vida. Isso porque o incentivo atual valoriza bastante a racionalidade em busca de obtermos melhor relações e saúde mental. Você é um ser de conjunto, a união de emoções e racionalidade. Então, se sua saúde emocional está em desequilíbrio, provavelmente isso vai afetar a sua saúde física e mental também. E vice e versa. Portanto, para poder alcançar o que chama por aí de “equilíbrio emocional ” (e agora você já sabe que se trata de gerenciamento emocional), você deve ouvir suas emoções, pois isso te ajuda a identificar melhor o que está sentindo e traz autoconhecimento também, como vimos nos post Como ouvir suas emoções. Assim, não sufoque o que você sente e nem finja que não está sentindo. Isso apenas vai te adoecer e encobrir as verdadeiras causas de emoções em desequilíbrio. Lembre-se sempre, você é um conjunto: mente, corpo e emoções. Não descuide de nenhuma delas. Pois o melhor caminho é ouvir suas emoções e compreendê-las para alcançar a sua saúde.
3- Quais os principais benefícios que o gerenciamento emocional traz para sua vida?
Em primeiro lugar, como eu falei acima, você desenvolve a compreensão dos seus sentimentos ao longo da vida. Portanto, não fique desencorajado por não compreender algumas das suas emoções ou não saber lidar com elas hoje. Apenas por você estar aqui, com a consciência de que é importante buscar o desenvolvimento pessoal e autoconhecimento já é um grande passo que você deu. Muitas pessoas não têm esta consciência, já pensou nisso?😍 A realidade é que a maioria das pessoas – senão todas – enfrenta emoções difíceis e se sentem confusas e/ou sobrecarregadas por elas. Portanto, você não está sozinho nessa jornada de autoconhecimento. Buscar conhecer a si mesmo é um caminho que todo ser humano pode e deveria buscar com consciência. Por isso, atraves da saúde emocional, você traz para sua vida cotidiana benefícios como:
- Desenvolve seu autoconhecimento;
- Ajuda a melhorar seus relacionamentos, na vida pessoal e profissional também;
- Você aprende a lidar melhor com frustrações e decepções;
- Aprende a tomar decisões de maneira mais eficiente;
- Aumenta sua autoconfiança e amor próprio;
- Diminuição do estresse na sua rotina;
- Desenvolve a autoconfiança,
- Entre outros benefícios.
Como você pode notar, buscar o gerenciamento emocional gera inúmeros benefícios para a sua vida como um todo.
4- Quais as 3 atitudes fundamentais que você pode tomar HOJE para alcançar estabilidade emocional?
Em primeiro lugar, eu quero destacar que a estabilidade emocional é algo a ser conquistado diariamente. Muitas situações desafiadoras podem surgir no dia a dia, e é exatamente nessas situações que você tem a oportunidade de pôr em prática atitudes que possam te desenvolver nessa área. Portanto, confira AGORA 3 atitudes fundamentais para desenvolver dia após dia seu crescimento nesse gerenciamento😃
1- Aprenda a gerenciar suas emoções
Isso significa que quando emoções desafiadoras surgem, você precisa enfrentá-las. Sim, principalmente aquelas que você tem vontade de fugir ou fingir que não está sentindo. Esse processo de aprender a gerir suas emoções começa com enfrentar elas. Em seguida, você precisa tentar compreender o que está sentindo. Pergunte-se: “que emoção é essa?”, “por que estou sentindo isso?”, etc. Isso porque dessa maneira você começa a entender que as suas emoções não “vem do nada”. Ou seja, elas foram causadas por algo. Buscar as causas é o primeiro passo para compreender suas emoções e aprender a gerir melhor o que você sente.
2- Aceite que às vezes você tem pensamentos irracionais
Ou seja, nem sempre a nossa razão está sendo realista. Sabe quando você pensa demais sobre algo e começa a criar diversos cenários que apenas te fazem sentir mal, ficar com medo e te bloqueiam de fazer algo? Pois é, infelizmente, às vezes nossa mente racional prega peças em nós. Por isso é importante notar que nós somos seres com essa incrível capacidade racional e temos muito ideias bacanas. Mas, ao mesmo tempo, nós temos muitas ideias não tão bacanas assim e até mesmo completamente irracionais. Por isso, questione o que você pensa. Principalmente quando surge:
- Excesso de culpa;
- Overthinking; Sobre isso , veja mais no post Pensar demais te impede de agir: como afastar o overthinking?
- Pensamentos negativos em excesso e
- Medo excessivo que leva a ansiedade. Fique de olho! 😉
3- Pare de tentar controlar tudo
Principalmente suas emoções. Emoções não são para serem controladas, mas geridas e executadas. E para gerir suas emoções você precisa enfrentar elas e aprender com elas, ou seja, compreendê-las. Portanto, desista de tentar controlar tudo na sua vida. Sim, existem coisas que podemos controlar. Mas, muitas outras coisas não temos controle. E essa é uma verdade que faz parte da vida de todas as pessoas.
5- Para finalizar…
Para finalizar, é sempre importante lembrar que emoções difíceis são grandes desafios para todos nós. E é preciso aprender com essas emoções e conseguir aprender a lidar com elas. Também, não tenha medo do que você sente. Aos poucos procure acolher e ter mais atenção com suas emoções. E se você sentir que precisa de ajuda para compreender e lidar com suas emoções, eu trabalho o método mente livre desde 2016, venha conhecer ele de perto. Basta clicar em SERVIÇOS e depois em AVALIAÇÃO INICIAL para falar comigo. Um abraço da Lilian!