Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Inteligência Emocional – O Que é e qual a sua importância.

Inteligência Emocional – O Que é e qual a sua importância.

Para compreender o que é inteligência emocional é necessário segmentar as palavras e entender primeiramente qual o conceito delas, de forma separada. 

Sendo assim, de forma bem resumida, vamos em primeiro lugar contextuar as duas palavras: “inteligência” e “emocional”.

O que é “inteligência”? É a capacidade do ser humano de raciocinar, uma arte do intelecto que está ativa, uma compreensão, para a razão, para o saber. 

Enquanto isso, a outra palavrinha, “emocional”, vem das emoções, e as emoções são reações humanas causadas por um ou mais sentimentos.


O Que é Inteligência Emocional

Sendo assim, o que seria a inteligência emocional? Bom, a inteligência emocional nada mais é do que possuir a capacidade de reconhecer as próprias emoções. 

Compreender o que essas emoções nos transmite e como elas podem afetar o dia a dia, por meio da expressão em nosso corpo.

Com o passar do tempo nós somos  capazes tanto de desenvolver essa inteligência emocional, quanto de evoluir nessa compreensão. 

E possuir essa habilidade de reconhecer seus próprios sentimentos, e compreendê-los faz com que a pessoa seja capaz de gerir melhor isso, em si e no ambiente ao redor. 

A ideia inicial é começar a compreender a si mesmo, e depois de conseguir desenvolver essa capacidade, ela pode começar a entender o que acontece com aqueles que estão ao seu redor. 

Não se trata de entender tudo que está passando com o outro, e sim o fato de saber que assim como você próprio passa por problemas e possui suas emoções próprias, as pessoas a sua volta também passam por questões individuais. 

E isso muda a sua compreensão de mundo!!, pois quanto mais se entende dentro de si, mais capacidade você terá de respeitar as individualidades das outras pessoas.


Entenda Melhor…

Controle da Raiva



Se eu começo a gerar em mim a capacidade de compreender a minha raiva, e como eu consigo lidar com ela, melhor será quando eu presenciar isso em outra pessoa também.

Por exemplo, se eu estiver em um ambiente onde eu presencio a cena onde alguém está com muita raiva, então eu poderei compreender e respeitar melhor aquele indivíduo. Isso não significa necessariamente aceitar o ato dele, estou aqui me referindo a empatia.

Mesmo sem entender o porquê aquilo está acontecendo em detalhe no outro, eu consigo respeitar aquele sentimento porque eu passei por aquilo e compreendi. Isso é também Inteligência Emocional.

Hoje em dia estamos vivendo em um mundo muito veloz, as informações passam muito rápido e estão o tempo todo ao nosso redor.

É por esse motivo que muitas pessoas podem estar vivendo com um constante sentimento de que está em um ambiente em caos, ou seja, em meio a muitas cobranças, existências e regras. 

Todo esse “ambiente hostil” pode ir gerando internamente na pessoa uma grande carga de estresse, tanto dentro dela quando ao seu redor e nos ambientes que ele frequenta.

E são nesses ambientes que as pessoas podem perceber as alterações emocionais, tanto em si mesmas quanto nas pessoas ao seu redor.

Por isso, quanto mais o indivíduo tem inteligência emocional, mais ele pode gerir tudo isso de uma maneira muito mais satisfatória.


Benefício de Ter Inteligência Emocional

Sendo assim, uma pessoa que possui essa inteligência emocional, e tem essa capacidade de entender a si mesma e ao ambiente em que está inserida, ela pode então, tomar decisões muito mais plausíveis e melhores sem dúvida.

Mas é bom avisar que não se trata da capacidade de modificar o ambiente, não é com esse foco que ela tomará decisões. 

A tomada de decisões será diferente, ela vai saber de que forma reagir em determinadas situações, ou até mesmo se deverá reagir. 😉

Isso ocorre através de um gerenciamento, percebendo melhor e gerindo de acordo com o que está acontecendo no ambiente.

Esse gerenciamento acontece a partir de uma experiência posterior que é a compreensão que foi adquirida dentro dela. Pois o segredo está dentro!


Capacidade de Tomar Decisões

A capacidade de tomar decisões baseado na inteligência emocional é uma forma muito saudável de decidir ações que você deve fazer. 

As ações que serão tomadas, seja realizar uma intervenção ou não realizar, sempre irão partir de uma ponto que eu chamo de ecológico, sendo um ponto ecológico consigo mesmo.

Saber como gerir as capacidades, possuir essa inteligência emocional é de suma importância para ajudar a pessoa em todas as áreas da sua vida.

Somos Seres Racionais?

Somos seres Racionais?


Há pessoas que gostam de insistir na ideia de que somos seres racionais e não emocionais.
Isso tem se provado o contrário a cada dia que passa, e é algo nítido no dia a dia, basta observar ao redor. 

Por mais que uma pessoa se coloque como alguém completamente racional, não é somente isso, pois os seres humanos são em sua essência seres racionais e emocionais. 

E existem muitas pessoas que acreditam que o campo emocional é inexistente. Elas insistem em falar: “ah mas eu sou super racional, eu não lido com as emoções”, mas isso pode significar que ela está travada no seu campo emocional, mas as emoções existem sim no dia a dia dessa pessoa.

Por isso é muito importante que o indivíduo perceba que sua essência é tanto racional quanto emocional.

Esses dois andam em conjunto, da mesma forma que a razão afeta a emoção, a emoção também afeta a razão. 

Esse engano de pensar que não lida com o emocional acontece pois a pessoa tem dificuldades de dominar a inteligência emocional desenvolvida dentro de si em um ponto satisfatório.


Concluindo:

Pessoas que buscam mudança constante, uma vida de crescimento e desenvolvimento pessoal, e buscam sucesso em uma área da vida e acredita que precisa mudar em alguma área da vida, são pessoas que precisam ter acesso a essa compreensão da grandiosidade de ter a inteligência emocional bem desenvolvida. 

Eu acredito que muitas brigas no dia a dia são geradas por causa disso, pois as pessoas têm a insensibilidade de entender o que o outro está passando e muitas vezes menospreza o outro pois há falta de inteligência Emocional, e é impossível perceber no outro sem antes ter a compreensão de si próprio.

Espero que esse texto especial possa ter te ajudado!

Um grande abraço!

Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.