Por que o poder da decisão é algo importante? Por que tudo em nossa vida, incluindo o que nós temos e o que nós somos em nossa vida adulta, vêm das escolhas que nós fazemos.
A vida que eu e você levamos hoje, não foram moldadas por outras pessoas, como acostumamos a pensar. Na verdade, por mais de nos doa afirmar, foram nossas próprias escolhas que nos trouxeram até aqui.
O que eu quero trazer aqui hoje meus queridos, é que a escolha é algo mais comum do que paramos para compreender. O poder da decisão faz parte do nosso dia a dia de forma natural, em todos os dias, em todas as fases e momentos da nossa vida.
Alguns exemplos práticos disso :
- Quando casamos, foi porque tomamos uma decisão,
- Quando saímos de casa para morar longe dos pais e sermos independentes, foi uma decisão,
- Quando mudamos para outro país para entrar em contato com outras culturas, também é uma decisão
- Quando decidimos ser pais, aqui também tem uma decisão de comportamento ou planejamento
- tantas outras,…
Como podemos notar a nossa vida é regada de escolhas, e isso mostra o impacto que elas têm em nossa vida e em nosso futuro, e precisamos olhar de forma mais responsável e amorosa para elas.
Decisão X Escolhas
Decisão e escolhas não são a mesma coisa, porém interligadas entre si. A decisão é uma ação que envolve a seleção de uma opção em meio diversas alternativas. Já as escolhas, serão as opções, ou seja as diversas alternativas.
Imagine que você está caminhando em uma estrada e encontra uma encruzilhada: os caminhos diferentes serão as escolhas, enquanto que a decisão é a ação de escolher uma dessas opções a sua frente.
Podemos notar claramente que o poder da decisão é muito presente e importante na nossa vida, pois é ele que irá direcionar o caminho que você percorrerá futuramente.
Porém como será o resultado de uma pessoa que não toma decisões?
Em muitos momentos da nossa vida, acabamos passando por períodos de indecisão, e então vamos deixando de lado o problema que precisaria de atenção. Ao fazermos isso, ficamos na chamada “zona da indecisão”, na qual acabamos nos fechando para uma solução, se paralisando.
Vamos retomar ao exemplo da caminhada: ao chegar na encruzilhada, se você não realizar uma escolha por qual dos caminhos a sua frente seguir , o que te acontece? Ficará parado e não sairá do lugar, correto? Pois é isso mesmo, em uma “zona de indecisão” é exatamente isso que nos ocorre, a vida para!, ou seja, se estaciona naquela área.
A principal consequência da indecisão é a paralisação. E você sabe qual o sentimento que faz com que essa paralisação tenha sido gerada? O medo! Falaremos mais dele a seguir.
Decisão é Algo Natural
Para fazer com que sua vida volte a andar, é preciso relembrar aqui que a decisão é algo natural e portanto faz parte da nossa vida adulta.
Conforme você compreende o poder da decisão em sua vida, perceberá também o quanto isso é benéfico para o movimento saudável da vida, pois nos traz evolução contínua.
“Mas Li, como consigo fazer com que eu tenha mais leveza no assunto e consiga fazer decisões de forma mais fácil?”
Para responder essa pergunta é necessário compreender que existe um sentimento que está te impedindo de mudar o seu comportamento durante essa situação, e esse sentimento é o medo.
Muito provavelmente esse o medo está relacionado a sua mente te dizendo que você pode estar fazendo uma escolha errada, afinal sua mente está gerando essa possibilidade, e cá entre nós, ninguém quer ou gosta de errar, não é mesmo?
Após então acolhermos dentro de nós que o sentimento principal é o medo, voltemos ao exemplo da estrada e encruzilhada que já citamos mais acima.
Suponhamos que você tenha naquele caminho duas alternativas, direita e esquerda, e que você tenha escolhido a estrada da esquerda . Ao caminhar por aquele lado em algum momento percebeu, no meio do caminho, que não era ele o ideal para você aquela escolha.
Não é preciso se desesperar, afinal será mesmo que você não pode repensar e voltar ao início, e ali refazer a escolha e ir pelo caminho da direita? E se isso não te for possível, será mesmo que novas alternativas não te possa ser feita durante o trajeto da esquerda, para gerar frutos melhores enquanto caminha por ali?
Concluindo:
Em resumo, o que digo é que muitas vezes tomamos grande parte das nossas decisões como algo sem volta, entretanto, é possível sim fazer o caminho reverso e conseguir escolher e trilhar o caminho correto ou encontrar boas surpresas pelo caminho já escolhido.
Esse pensamento mais amplo que trago acima é para trazer a sua mente a obstrução do sentimento do medo de errar, e portanto segue duas dicas importantes que sim é preciso levar contigo sempre que uma decisão te for necessária:
- O primeiro deles é perceber que só você é responsável pela sua vida, ou seja, você realmente precisa fazer escolhas para uma vida com fluidez.
- O segundo fato é que precisamos ter humildade e ter clareza sobre o caminho escolhido e “saborear” todo o trajeto, e posteriormente descobrindo que é preciso refazer a decisão com uma nova, que assim seja.
Não precisamos nos cobrar tanto em sermos perfeitos e acertar tudo na primeira vez, afinal , “quem disse que nunca podemos trocar de estrada?”. O que precisamos mesmo, na verdade, é sermos responsáveis e felizes, tanto nas escolhas, tanto no caminho de volta, se necessário for.
um abração da Lih
Gostou do texto? Então compartilhe nas suas redes sociais!