De acordo com o Artigo Inteligência Emocional – O Que é e Como Ajuda nas Decisões, ao desenvolver a inteligência emocional, você pode acabar sendo mais empático com as pessoas ao seu redor, pois amplia o seu respeito para com você e com o outro.
Porém, é muito importante ressaltar, que ao perceber as situações acontecendo com o outro, você deve ajudar, mas não fazer tudo por essa pessoa, entende?
Ou seja não significa viver a vida dela ou ditar o que ela “precisa”ou “deve” fazer. Não é disso que me refiro aqui! Cada um tem seu aprendizado e isso deve ser respeitado em seu individual tempo.
Seu papel é não ignorar a pessoa ou menosprezá-la, isso já é um grande apoio. Seja paciente e no máximo compartilhe por exemplo, o que você fez para chegar as suas compreensão pessoais a respeito de si mesmo.
Assim você fortalece a pessoa para que ela mesma, sozinha, também resolva ou busque ajuda, no lugar certo, para a situação dela.
DICAS que irão te ajudar em Desenvolver a Inteligencia Emocional
1 – DORMIR BEM
Aqui eu não quero indicar uma certa quantidade de horas que a pessoa deve dormir, pois cada um sabe o quanto precisa dormir, é algo bem pessoal.
A ordem é : tenha sono agradável! Dormir bem é importante para que a pessoa possa compensar todo o esforço mental que ela teve durante o dia.
Uma pessoa que não dorme bem geralmente fica mais estressada, pois ela precisa compensar de alguma forma as horas do descanso que não teve, na noite anterior.
Isso provoca um alto grau de estresse, pois além de lidar com os problemas do dia, a mente não processou em descanso, os problemas do dia anterior.
2 – EXERCÍCIOS FÍSICOS
O exercício físico oxigena o cérebro. Não importa qual modalidade pretende praticar.
Faça algo! seja: dança, esportes, caminhada, mas não deixe de fazer exercícios.
Além da saúde física que a prática oferece, também existe a promoção de saúde mental.
Afinal: “corpo são, mente sã”.
3 – FAZER UM DIÁRIO
Se você é uma pessoa que gosta de escrever, eu indico fortemente que cogite a ideia de fazer um diário.
Nele pode escrever seus pensamentos e sentimentos, o que te chateou ou te deixou alegre no seu dia.
Isso acaba sendo uma prática bastante terapêutica para se fazer sozinho.
4 – SEPARE UM TEMPO PARA VOCÊ
Separe um tempo. Pelo menos 10 minutos diários, e nesse tempo não se ouve música, nem lê, nem mesmo assiste uma série.
São 10 minutos que você vai separar de presente para você e não vai ter interferência externa nenhuma.
Sua única companhia pode ser no máximo um copo de água, e nesse tempo (separado de forma proposital) você vai pensar como foi seu dia, e pensar em si mesma, como agiu, como resolveu seus problemas ou como não os resolveu.
5 – MEDITAÇÃO
Para quem tem interesse nessa prática, pode escolher um tipo de meditação que você preferir, pois existe uma grande variedade de opções por aqui na internet.
O tempo e o tipo de meditação fica a seu critério, e pode ficar livre para escolher o que preferir, o importante é fazer todos com regularidade.
Como Se Aprofundar na Inteligência Emocional
Essas dicas contribuem para que você possa começar a desenvolver a inteligência emocional sozinho, sem o auxílio de um especialista.
Se você julga que é importante para sua vida hoje se aprofundar ainda mais, é importante buscar um profissional.
Assim você terá mais equilíbrio e resultados. E isso não tem preço!
Nesse artigo Inteligência Emocional – O Que é e Como Ajuda nas Decisões nós tratamos sobre diversos temas relacionados a inteligência emocional, e espero que possa ter sido muito útil para você as informações lá 🙂
Um grande abraço!