Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

6 maneiras simples de afastar pensamentos negativos

pensamentos negativos

6 maneiras simples de afastar pensamentos negativos

Ter pensamentos negativos é algo normal e que acontece com todos nós quase todos os dias.

Você pode ter uma vida saudável e ser uma pessoa positiva, mas mesmo assim pensamentos negativos podem surgir sem querer na sua mente.

Você já  se perguntou por que isso acontece?

Além disso, existe alguma maneira de afastar pensamentos negativos?

Neste post quero conversar com você sobre isso.

Segue aqui comigo:)


1- Pensamentos negativos acontecem

Em primeiro lugar, ter pensamentos negativos é algo que simplesmente acontece. Por exemplo, se você tem um projeto, além dos sentimentos bons que você sente, podem surgir ideias como:

  • não sou o suficiente
  • será que eu consigo?
  • e se algo der errado?

Esses pensamentos intrusos preenchem subitamente a sua mente e parece que contaminam os sentimentos bons que você estava sentindo. Não é mesmo?

Geralmente, esses pensamentos vão embora e você consegue retomar seu foco e seguir com seus planos ou continuar seu dia se sentindo bem.

Como eu disse acima, pensamentos negativos acontecem. Mas, existe um motivo que explica porque esses pensamentos parecem ser incontroláveis. E esse motivo se chama cortisol.


2- Como o cortisol afeta seus pensamentos?

cortisol estresse


Para descobrir a origem dos pensamentos negativos, nós precisamos analisar o que acontece na química do cérebro e do corpo.

Como explica este artigo da página The Hormone Health Network, no nosso organismo é produzido um hormônio chamado cortisol. Uma das funções do cortisol é controlar o estresse no corpo. 

Assim, quando surge algum tipo de situação de perigo ou tensão, o cortisol é liberado no organismo para controlar o estresse. 

Porém, se o cortisol é liberado em excesso ou se ele é liberado de maneira reduzida no organismo, pode afetar nossa saúde física e mental.

Os pensamentos negativos são mais fáceis de acontecer porque diversas situações acontecem no nosso dia a dia nas quais o hormônio é liberado – o que é algo bom porque ele regula o estresse no nosso corpo, como eu disse acima. 

O problema é se você vive constantemente sob estresse, porque pode ocorrer excesso de cortisol no seu organismo.

Este excesso de cortisol vai fazer mal para sua saúde, como por exemplo, você pode desenvolver ansiedade, depressão, ganhar peso, ter enxaquecas etc.

Além disso, os pensamentos negativos podem se tornar mais predominantes. E é por isso que surge um ciclo: estresse, pensamentos negativos, mais estresse e assim por diante.

O cortisol é muito potente no nosso organismo porque ele sempre está por ali controlando o estresse.

Mas, você sabia que existem formas de conseguir equilibrar o cortisol no seu organismo e, dessa maneira, diminuir os pensamentos negativos?  

Em resumo, com atividade física, alimentação balanceada e práticas como meditação você já consegue alcançar um equilíbrio desse hormônio no seu organismo. 

Lembre-se de consultar um médico sempre que necessário.


3- 6 maneiras simples que ajudam você  a superar pensamentos negativos

Conseguir equilibrar o cortisol no organismo vai te ajudar a melhorar sua saúde física, mas também te ajuda  a combater pensamentos negativos.

Mas, além disso, outras práticas podem te auxiliar a combater esses pensamentos intrusos. 

O psicólogo Guy Winch ensina algumas técnicas que eu trago abaixo, mas na pagina dele você encontra muitos outros materiais que podem te auxiliar:

1-  Tenha companhias positivas. Isso porque as pessoas com quem convivemos influenciam nossa vida muito mais do que imaginamos. 

2-  Jogue fora de você o pensamento negativo. Como? Escreva em um papel e literalmente jogue no lixo!

3-  Tome um chá. Ou um banho quente. Se os seus pensamentos negativos têm relação com o sentimento de solidão, tomar um chá ou um banho quente podem te ajudar a afastá-los.

4- Procure reestruturar sua situação. Por exemplo, se alguma situação saiu do seu controle e isso te chateia e aborrece, o que você precisa fazer é tentar aproveitar esse tempo de alguma maneira e focar em outra coisa, como ouvir música ou mesmo responder e-mails. Assim, você retira o foco da situação em que está e fica mais fácil se distrair dos pensamentos negativos.

Além dessas dicas do Winch você pode também:

5- Sair e praticar um pouco de exercícios físicos: o ar livre faz muito bem para a nossa mente.

6- Ser grato. Apenas pratique a gratidão. Confira este post que eu falo sobre Quais os Principais Benefícios da Gratidão?

Para finalizar, o que é mais importante fazer quando pensamentos negativos estão ruminando na sua mente é procurar tirar o foco deles. E sempre lembrar de ter hábitos saudáveis na sua vida.

Abraço da Lih 😉

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.