Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Por que é importante prestar atenção na sua autoestima?

Por que é importante prestar atenção na sua autoestima?

Você, em algum momento da sua vida, já deve ter ouvido algo a respeito de autoestima ou mesmo se preocupado com ela. 

Principalmente se você já se sentiu mal sobre si mesmo, no sentido de não gostar de algo em você.

Mas, você já se perguntou o que é autoestima?

E por que é tão importante ter uma atenção especial com a sua autoestima?

Está curioso?

Então, continue comigo😉.


1- O que é autoestima?

 No dicionário encontramos claramente a definição de autoestima como:

“Apreço ou valorização que uma pessoa confere a si própria, permitindo-lhe ter confiança nos próprios atos   e pensamentos.”

Ou seja, autoestima é a visão geral que você tem do seu valor e importância. Isso tem a ver com o como você se sente e pensa a seu respeito, e também tem a ver com o que você acredita sobre você.

Trata-se, portanto, de uma espécie de parâmetro interno que você tem e que diz o quanto você valoriza, aprecia e mesmo ama/gosta de si mesmo.

A autoestima é super importante porque se trata das qualidades e potencial que você sabe que possui.

 Observando esse pensamento, podemos perceber com clareza que alguns fatores que podem influenciar com mais facilidade uma baixa autoestima são:

  • Idade
  • Mudança geográfica.
  • Doença física repentina
  • Deficiência física de algum grau
  • etc

Porém, é importante destacar que a autoestima não é algo fixo. Você já deve ter tido dias ou mesmo momentos na sua vida que você se sentiu com a sua autoestima baixa  e, em outros dias, com ela  alta.

Além disso, é possível trabalhar para melhorar sua autoestima quando ela não se encontra como você gostaria.


2- A importância do autoconhecimento para a autoestima

No meu post Autoconhecimento Emocional – Se entenda consigo mesmo, eu conversei com você sobre o quanto é necessário ter uma compreensão de si mesmo para alcançar uma vida mais plena e feliz.

Também nesse post eu falei que ter uma autoestima baixa é uma forte indicação de que você precisa se convidar a estar mais do seu lado, para observar melhor o que está te incomodando e também ter a oportunidade de apreciar suas qualidades com sinceridade.

Em resumo, aprender a se amar tem a ver com perceber os pensamentos negativos que estão enraizados em você e perceber se você está com baixa autoestima.

Em seguida, é indispensável descobrir a fonte desses pensamentos negativos e dessa baixa autoestima para alcançar o amor-próprio e desenvolver sua autoestima.

E, por isso, o autoconhecimento tem um papel chave neste trabalho.

O autoconhecimento deve fazer parte da nossa vida, porque nos mudamos internamente e passamos por diversas situações nas nossas vidas que nos impactam e que também influenciam nossa interioridade.

Portanto, não se trata de algo que começa e termina.

Mas, quero destacar que começar o autoconhecimento vai te ajudar a valorizar suas qualidades, do mesmo modo que também vai te ajudar a perceber defeitos que você pode transformar.

E esse autoconhecimento vai te levar a amar a si mesmo, o que tem relação com a sua autoestima, consegue perceber?

Isso porque é preciso reconhecer o que se tem de positivo. Do mesmo modo que é preciso reconhecer  seus pontos que podem ser melhorados.


3- Não se esqueça de tirar um tempo para você

Eu entendo que cada um de nós tem vidas corridas e agitadas. E constantemente situações nos exigem muita atenção, de maneira que as vezes ficamos no “piloto automático”.

Agora, além de todas as tarefas diárias que temos, eu preciso te dizer que ter um tempo para si é indispensável para seu autoconhecimento e, portanto, para melhorar sua autoestima.

Porque, se você não consegue parar e se escutar você não vai perceber:

  • as qualidades que têm;
  • ou não vai notar os sinais do seu corpo;
  • e não vai entender seus sentimentos e suas emoções.

Sem ter tempo para si, você não consegue melhorar sua autoestima. E esse é um bom motivo para ter atenção com a sua autoestima.

Se, por exemplo, você tem sentido que está com a autoestima baixa, você pode dar alguns passos simples para se sentir melhor. Como por exemplo:

  • Identifique situações que te fazem sentir desconfortável e que diminuem sua autoestima;
  • Preste atenção no que você pensa (sua conversa interna) e quais são os pontos que você acredita sobre essas situações que acontecem com você;
  • Remaneje os pensamentos e sentimentos que você percebe como negativos;
  • Perdoe-se quando necessário;
  • Foque em coisas positivas, até mesmo as coisas mais simples do dia a dia;
  • Lembre-se: você tem sempre uma lição importante para aprender de tudo que te acontece.

Para finalizar, quero lembrar que se você está tendo dificuldades e se sente sozinho, procure a ajuda de um profissional, pois a saúde emocional é algo que precisa estar em dia para quem busca uma vida saudável

Um abraço da Lih!

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.