Será mesmo que sabemos a importância do trabalho?
E te convido a sentir e responder: Hoje, você se considera uma pessoa feliz com a atividade remunerada que você possui?
A importância do trabalho é tanta para nós, que olhando ao nosso redor, o que vemos é, em especial no cenário do Brasil, uma quantidade de horas de trabalho em excesso e muita gente INSATISFEITA
Os consultórios clínicos estão lotados de pessoas que apresentam sintomas que estão ligados diretamente ao contexto do trabalho, como o estresse, a síndrome do pânico, burnout, dores musculares, entre outros problemas.
No artigo de hoje, vamos falar sobre o poder que o trabalho tem em nossas vidas.
Definição e seu poder
O trabalho é o meio através do qual nos sentimos úteis, que nós nos percebemos como membros ativos e participativos da sociedade, ou seja, o trabalho é o que faz com que a gente sinta que tem uma vida ativa.
O trabalho é a nossa reflexão aqui, então te pergunto: você sabe mesmo o que é trabalhar?
Perceba que o trabalho, nada mais é que um servir que nós realizamos a alguém. Ou seja um serviço que você faz e entrega e alguém te remunera por isso. Seja ela entregue por diversas maneiras.
Sempre existe dois lados: o que entrega o serviço e o que paga por ele! Talvez óbvio, mas se assim fosse, o que faria então tanta gente insatisfeita com algo que todos supostamente já sabe como funciona?
Justamente em virtude dessa remuneração, é que a importância do trabalho exerce um poder muito forte em nossas vidas, tanto de forma individual, quanto em relação à sociedade como um todo. Isso porque uma troca de capacitações e recursos são movimentada e julgada sobre estarem corretas ou não nessa troca.
Apesar disso parecer até mesmo óbvio, meu convite para reflexão aqui é para que possamos entender o fato de que as relações de trabalho são relações bilaterais, de troca, em 2 vias. Dessa maneira, precisamos olhar com mais cuidado para o poder dessa relação. Aqui destaco o poder mesmo de olhar de frente para esses dois lados, sem medo de refletir sobre eles.
Quando falamos nesse poder, estamos querendo dizer que, a partir do momento em que a importância do trabalho adquire essa conotação, ele gera em nosso cotidiano um grande impacto, afinal, é através das relações de trabalho que podemos sustentar a nós e em alguns casos, a nossa família.
Prazer e remuneração na profissão
Todo recurso material e de prazer vem da remuneração do trabalho. Isso significa que desenvolver e usar todas as suas habilidades no trabalho irão gerar grandes frutos a você. Incluindo uma boa carreira, ou várias.
Como vivemos em um mundo capitalista, isso tudo pode gerar em algumas pessoas um peso muito grande.
O trabalho em si é algo muito antigo, que acompanha a humanidade desde sempre. Entretanto, sua estrutura foi sendo modificada de acordo com a evolução da sociedade ao longo da história.
No mundo atual, o trabalho, para muitas pessoas, pode até mesmo adquirir uma conotação um tanto pesada, isso porque, quando a pessoa realiza um trabalho e não é algo que ela realmente gosta, o trabalho pode ser mais difícil.
Como venho percebendo isso ao longo dos anos, tanto em minhas experiências com 15 anos de carreiras e mais alguns anos no atendimento em coaching pergunto: Será que o que realizo mesmo é um trabalho ou uma atividade?
Sabe para aqueles que hoje ainda não gostam do que fazem, pois não se encontraram, que tal suavizar as coisas? Podemos modificar o uso do termo trabalho pelo uso do termo atividade remunerada. Eu adoro isto! Isso porque, tanto no caso da atividade quanto no caso do trabalho, a ação é a mesma.
É interessante levar o indivíduo a perceber se aquilo que ele faz para receber a remuneração em troca é algo tão pesado assim, ele pode deixar mais leve e até mesmo perceber o que ali dentro ele pode encontrar como algo relevante e positivo a si. Afinal não existe nenhuma atividade que você aprenda, faça ou ajude alguém a fazer , que não seja realmente útil não é mesmo?
Reflita sobre a sua Profissão
Entenda e reflita sobre cada uma dessas 6 questões:
1) Se o trabalho consome, em nossa vida, grande (se não a maior), parte do nosso tempo, por que continuar fazendo algo que você não gosta?
2) Se todo o trabalho ou atividade é uma ação ou ocupação, em troca de uma remuneração, porque não exercê-lo dentro daquilo que te gera prazer?
3)Pense no quanto seria gratificante receber por executar atividades mais prazerosa para você mesmo. Como será que seria, a quantidade de horas, se você se dedica a fazer algo que você realmente gosta de fazer?
4)Será que o ambiente e a importância do trabalho seria melhor? Será que a convivência com os colegas seria melhor? Será que no momento em que a remuneração chegasse a você, você não se sentiria mais abençoado? Mais gratificado por aquilo?
5)Caso, neste momento, você não esteja exercendo uma atividade que você realmente gosta, pense: porque você se mantém neste trabalho? É o dinheiro? Por que o dinheiro está falando mais alto hoje na sua vida, a ponto de gastar a vida por ele?
6)Será que você se conhece bem o suficiente para hoje você conseguir ganhar dinheiro exercendo uma atividade que seja, de fato, prazerosa e de significado para e por você?
Eu tenha uma Formação, o que fazer com ela?
Se você já tem uma formação, lembre-se de que você não é obrigado a se manter trabalhando nessa mesma área para o resto da sua vida. E lembre-se de forma alguma, o que você estudou será perdido. Tudo soma e agrega a você!
Se você percebeu que a área para a qual você estudou, não tem, de fato, muito a ver com você hoje, qual o problema de mudar e experimentar áreas diferentes?
O importante é entender que, na sua trajetória profissional, nenhuma atitude estará errada, afinal de contas, com seres humanos, estamos sempre nos descobrindo.
O mundo diferenciado em que vivemos agora, permite que você explore outras opções de carreira, desta forma, você não precisa ficar preso a vida inteira em um trabalho que não te gera nenhum prazer, apenas para ganhar dinheiro.
A VERDADE:
A verdade é que com planejamento ( ou não rsss – risos) , você pode mudar de uma área para a outra. Desta forma, você não prejudica o seu orçamento e passa a exercer uma atividade que pode te gerar mais prazer.
O trabalho, nossa atividade, é uma das fatias mais importantes das nossas vidas, uma vez que é por meio dele que você tem muitos ganhos de pertencer, financeiro e contribuitivo, além de ser o ambiente no qual você passa a maior parte dos seus dias.
Então, porque passar tanto tempo, em um ambiente que não é nada agradável para você?
Espero que essas reflexões te ajude o olhar melhor para a real importância do trabalho em sua vida. Chame como você preferir, porém olhe seu valor e construa por meio dele uma jornada de prazer e significados para você.
Queridos eu desejo: Boa colheita e bons frutos!
Um abração!