Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

A Religião e a Transformação

A Religião e a Transformação

A Religião e a Transformação

Para apresentar esse compartilhar sobre a Religião e a transformação. Não tenho a intenção de trazer ou impor alguma religião específica. Já tive contato com várias religiões diferentes em minha vida, e acredito que cada uma delas traz, cada uma a sua maneira, uma vontade muito positiva e grande de transformar o cotidiano, a vida em fé de seus seguidores.

Muitas vezes acabamos por não nos conectar com o que elas querem nos trazer e ensinar.  Ja ocorreu isso com você ? Alguns fiéis conseguem se conectar, mas outras não. Mas mesmo que não se concretize essa conexão, essas pessoas continuam a frequentar as suas igrejas ou templos, e serem ativas naquela religião ou crença.

Por que essa pessoa está lá, mesmo não conseguindo se conectar? Esse é justamente a proposta daquele local, promover a mudança e principalmente, a transformação.

Entretanto, também existem aquelas pessoas que trocam constantemente de religião e crenças, e terminam não conseguindo passar pelo processo de transformação.

Darei mais um exemplo prático, mas quero que fique claro que acredito veemente que essa situação pode ocorrer em qualquer religião, e não apenas na que usarei aqui.

Por exemplo, quando uma autoridade católica acaba se envolvendo em um escândalo com relação a abusos sexuais, o chamado pecado, absurdo. Mas por que isso acontece?

Vamos discutir o tema, e aprofundar a questão, para que possamos entender melhor a diferença profunda entre uma simples mudança e o processo de transformação.


Transformação ou Mudança?

  1. No caso acima, será que essa pessoa passou por um momento de transformação ou apenas “mudou”?
  2. Por que outras pessoas que também estão envolvidas com a mesma religião católica não estão comprometidas em escândalos do mesmo tipo, mesmo todos seguindo a mesma palavra escrita pelo mesmo Deus?
  3. O problema está no livro em si, Bíblia? No modo de escrita? Na interpretação que aquele indivíduo em específico fez da leitura?

A transformação, como dissemos no artigo anterior,  é um processo que acontece de dentro para fora. Uma vez alterada, você não voltará a pensar da maneira anterior.

Então, se aquela autoridade, mesmo possuindo em mãos as escrituras e ensinamentos que mostram que aquilo é errado, porém dentro de si ela ainda aceita e realiza aquele ato julgado como pecado, ela continua sendo a pessoa que era anteriormente, antes de adentrar naquela religião.

O que acontece, é com a leitura, ela acaba tenho conhecimento de aquela atitude é errada, o que deve “segurá-la” a não fazer aquilo. Porém, a sua mente precisa passar por um processo de transformação, caso o contrário, ela terá apenas “maquiado” a sua personalidade e cada vez será mais difícil fazer com que ela realmente se transforme naquilo que ela tenta ser.

Quando um indivíduo nasce em uma família religiosa, ela logicamente cresce e se desenvolve a partir das crenças e atitudes ensinadas por aquela religião. Mas por quê, mesmo assim, muitos ainda não conseguem tomar aquilo para dentro das suas mentes, como no caso da sexualidade?

Isso acontece porque o seu pensamento ainda não está alinhado totalmente com aquela crença ensinada, ela ainda não passou pelo processo de transformação. E é justamente esse processo que as instituições religiosas tentam trazer para os seus fiéis.

Suponhamos que uma pessoa pratique estupro de menores. É possível que você ao conversar com ela perceba que ela não gostaria de causar dor àquela pessoa na qual ela praticou o crime,a vítima, beirando, para ela, um ato de necessidade.

É exatamente isso que as religiões buscam transformar em um indivíduo. Fazer com que aquela pessoa, que antes realizaria aquele ato, consiga olhar para uma criança e ver a inocência e pureza que as pessoas normais veem.

Esse exemplos dado aqui são profundos e fortes, e estou usando eles para falar sobre Religião e a Transformação exatamente para que percebam meus queridos que transformação é algo muito forte e não retorna a comportamentos iguais.

No caso que eu trouxe aqui de um estuprador, ele o faz por um motivador inconsciente, ele não domina o controle como as pessoas pensam que ele o domina. E porque isso ocorre? Por que ele tem dores profundas não curadas.

Somente a transformação cura dores profundas , seja consciente ou inconscientes essas dores.

Outro exemplo é a modificação de uma pessoa suicida, que ao passar pelo processo de transformação interior, renova totalmente o gosto pela vida e não mais sente ou vive pensamentos e ações que a poderiam colocar em risco sua vida novamente.


Como Reconhecer a Transformação?

Transformação


Talvez, você esteja se perguntando agora: mas como saber se o que eu tive foi uma mudança ou uma transformação?

Vamos tomar como exemplo uma mulher que era fumante, mas ao descobrir que ela estava grávida, ela resolve largar o cigarro. Ela mesma pode, por meio do seu autoconhecimento, ser capaz de definir se aquele ato foi uma mudança ou uma transformação.

Ela também pode descobrir a partir das suas ações após o neném nascer: se ela sentir a necessidade, em um momento de stress de almejar voltar a fumar, resistindo ou não àquela tentação, provavelmente ela passou por uma mudança.

Mas se ela nunca mais sentir vontade ou cogitar voltar a fazer uso do cigarro, podemos então confirmar que ela passou por um verdadeiro processo de transformação, que nesse caso, veio por conta da maternidade.

A maternidade não necessariamente é a cura, mas o ato de ter gerado o bebê trouxe a ela uma consciência nova sobre a própria vida, que a fez rever seus conceitos naquele quesito por si mesma, e portanto internamente a transformação foi real e por isso não se retorna ao ato.

No artigo anterior, mencionei que muitas vezes temos a vontade de querer mudar o outro, ou percebemos que indivíduos próximos a nós possuem essa intenção.

Algumas pessoas, que já estão em uma fase de consciência, conseguem mudar esse comportamento: não brigam mais, discutem em uma intensidade muito menor e não querem mais mudar o outro, apenas a si mesmos.

Então, quando entramos em contato com esse conhecimento, precisamos decidir se queremos passar por um processo de mudança ou de transformação. Não existe certo ou errado, porém, conta-se com um olhar individual que podemos perceber para qual dessas ações estamos nos convidando.

Lembre-se que, quando passamos por um processo de modificação, todas as atitudes e pensamentos que tínhamos em relação aquele pensamento ou ação principal deixam de existir, por isso, é necessário entender se necessitamos naquele instante realmente nos transformar ou apenas passar por um momento de mudança.

Imagine uma área específica da sua vida (pessoal, profissional ou espiritual): você acharia melhor fazer com que essa região fosse totalmente transformada ou apenas passasse por uma mudança?


Ao se Transformar, Você terá algo totalmente novo que floresceu dentro de você

Transformação


Também é importante ter em mente que não há problema algum em passar por um processo de transformação mais específico, mantendo outros aspectos da sua vida como sempre foram, eles ainda farão sentido e “terão sabor”.

Digamos que você encontre um indivíduo na sua vida, mas vocês acabam não se dando bem. Anos depois você o reencontra e ao ter um pouco mais de contato, verifica que algumas atitudes e pensamentos dele mudou.

Ele provavelmente passou por um processo de transformação que fez com que fossem eliminados certos “defeitos” que ele tinha, fazendo com que ele se tornasse uma pessoa mais fácil de se conviver. Isso é uma possibilidade.

A outra possibilidade é que, você tenha obtido durante esse intervalo de tempo uma transformação em alguma área de sua vida pessoal e portanto, ao reencontra essa pessoa, aquilo que tanto te incomodava não mais tem o mesmo valor, ou peso para você.

A capacidade de transformação é algo que está acessível a todos, porém nós podemos escolher onde encontrá-la, já que ela aparece em muitos lugares, e não apenas em instituições religiosas.

Acredito que, independente da modificação acontecer dentro ou fora de lugares religiosos, uma coisa é real: esse processo é algo lindo e Divino. Talvez por isso acaba sendo amplamente divulgado e encorajado dentro desses ambientes, mas sem sempre todos os resultados ocorrem realmente la dentro. Vi isso muitas vezes, pessoalmente, ocorrer em outros ambientes.

É muito comum inclusive indivíduos que passem por esse processo de transformação consigam conviver de uma melhor forma com pessoas dentro e fora da religião. Pois sua alma sente e percebe a si e ao outro de uma maneira muito diferente e respeitosa, dependendo do campo transformado, e portanto a igreja não é um quesito obrigatório.

Ela não precisa mais definir uma verdade absoluta ou decidir uma linha como sendo correta, ela simplesmente aceita as coisas como são. Percebe que cada um possui o seu momento e o seu livre-arbítrio de escolher onde ela quer estar para alimentar sua luz interior.

A aceitação se torna simples e amorosa. Portanto saí somente da mente para falar também com o coração, com a alma.

A transformação é algo que floresce em nossa alma,  vem por meio de :

  • um trabalho ,
  • um caminho cheio de conhecimentos,
  • descargas emocionais ( o corpo físico sente),
  • compaixão,
  • perdão
  • e amor


Portanto, com certeza refletirá na mudança de pensamento e consequentemente de comportamento.

Espero que eu tenha conseguido compartilhar um pouco com vocês meus queridos sobre esse lindo tema por meio dessa leitura, já que é um tema tão complexo de se resumir em palavras.

E para finalizar, deixo aqui um questionamento para que você possa refletir e encontrar a resposta dentro de si:

Hoje, o que você está buscando para a sua vida é uma mudança ou uma transformação? E em qual área você busca isso hoje?

Um abração!

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.