Neste post quero conversar com você a respeito das suas emoções e da sua saúde emocional durante esta pandemia.
1- O impacto da pandemia do coronavírus nas nossas emoções
Em primeiro lugar, esta claro que o impacto desta pandemia pode ser sentido em diversos níveis da vida. E um deles é o das emoções.
Não podemos negar que se trata de um desafio que estamos enfrentando, pois:
- a maioria de nós nunca passou por algo parecido;
- por causa do alcance mundial que vem afetando praticamente todos os países do mundo, como você pode ver nesta página da BBC.
- perdas e mudanças drásticas;
- emoções difíceis de lidar, para a maioria das pessoas.
Em se tratando de emoções, muitas pessoas têm enfrentado saudades, tristeza, dor, ansiedade e luto de maneira muito intensa nesta pandemia. Além de sentimentos como se sentir perdido, de se sentir confuso, pressionado, estressado, desamparado etc.
Na verdade, muitos destes sentimentos já existiam, ou seja, já eram sentidos antes da pandemia. Mas, com o isolamento ficamos a sós com nosso ser e precisamos nos ouvir e prestar atenção nos nossos sentimentos, pensamentos e no nosso corpo também.
2- Sua saúde emocional merece atenção
Frequentemente, antes mesmo da pandemia do Covid-19, você deve ter experienciado momentos de solidão. E, talvez, se sentir sozinho foi um sentimento ruim para você.
Contudo, para mim estes momentos em que podemos estar sozinhos podem ser entendidos como grandes momentos de aprendizagem e crescimento pessoal.
O autoconhecimento cresce quando estamos sozinhos e por isso não devemos entender o isolamento somente como algo negativo.
Você pode não entender suas emoções e/ou não conseguir lidar com elas. Isso, na verdade, é mais comum do que você imagina.
Também, você pode estar enfrentando depressão, ansiedade ou um esgotamento mental e não é simples cuidar das suas emoções quando você está enfrentando uma situação dessas.
Aqui, eu quero deixar muito claro que para cuidar da sua saúde emocional você pode e deve procurar ajuda de profissionais. É muito importante que você tenha isso claro na sua mente.
As suas emoções merecem atenção especial também, porque nada substitui ajuda profissional. Lembre-se disso 😉.
3- A importância de cuidar da sua saúde emocional também durante a pandemia
Eu acredito que é preciso praticar olhar para dentro de si e aprender a identificar e entender suas próprias emoções.
Hoje, eu quero destacar que uma lição importante sobre nossas emoções é que nós sentimos e ponto final. Ignorar as emoções não faz bem à saúde.
Por exemplo, sentir e entender a dor quando sentimos ela é fundamental. Mas, também é muito importante passar pelo luto e conseguir sair da escuridão para sua saúde emocional.
Muitas vezes não conseguimos passar por estes processos sozinhos, sendo necessário buscar algum profissional que possa te ajudar a entender e lidar com suas emoções.
Por isso, quero destacar que você deve:
- Ser gentil consigo mesmo e com suas emoções, afinal estamos passando por um momento difícil;
- Levar um dia de cada vez;
- Não esquecer que apesar do isolamento, estamos vivendo essa pandemia juntos e você pode ajudar e procurar ajuda neste momento.
Além disso, existem maneiras simples para lidar com o isolamento, que você pode conferir no post Como lidar com o isolamento – 6 alternativas para aliviar a solidão, e que muitas vezes serão o suficiente para você se sentir melhor, mais motivado e conseguir melhorar seu autoconhecimento.
Para finalizar, quero destacar que se nada disso for o bastante e você perceber que está triste, desmotivado e com pensamentos muito negativos, não tenha vergonha e nem medo de procurar ajuda e de expressar que você não está bem.
Combinado?
Abraço da Lih!