Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Como entender e lidar com a Emoção no trabalho

Como entender e lidar com a Emoção no trabalho

Entender a emoção dentro do ambiente de trabalho, emoção no trabalho,  é algo extremamente fundamental para o desenvolvimento de qualquer organização. E também para o desenvolvimento pessoal das pessoas dentro dela.

Até porque, em uma análise direta, uma organização é composta de pessoas e sem elas se torna incapaz de produzir. Ou seja, o indivíduo individualmente e também em grupos acaba sendo o fator determinante para o sucesso de qualquer empresa.

Sendo assim, emoção no trabalho é entender como a emoção afeta às pessoas em um ambiente de trabalho. E em essencial conseguir melhorar todos os processos entre pessoas dentro de uma organização.

Goste ou não, estamos em uma fase onde o maior diferencial competitivo de um empresa vem por intermédio das pessoas. Em outras palavras, uma empresa que não conseguir desenvolver o lado emocional de seus funcionários da maneira correta estará fadada ao fracasso.

Caso tiver interesse, neste artigo ajudo a como ter uma vida ouvindo suas emoções.


Como é apresentada a emoção no trabalho

Apresentada a emoção no trabalho


A emoção pode se apresentar de diversas formas dentro de um ambiente de trabalho. Porém, para o objetivo deste texto, emoção no trabalho, infelizmente não vamos falar de emoções positivas.

Não porque elas não são importantes, mas sim porque a grande maioria dos casos não está com seu foco direcionado para essa emoção. Com isso quero dizer que a maioria das empresas enfrenta pessoas que possui problemas com às emoções negativas. Que por sua vez existe e acaba liberando no ambiente de trabalho.

Dessa forma, direcionar primeiramente o enfoque para este caminho da emoção no trabalho negativa é muito mais proveitoso para você que chegou aqui.
Em relação às emoções negativas que se apresentam no ambiente de trabalho, podemos citar:

  • Inveja
  • Raiva
  • Ódio
  • Tristeza
  • Insegurança
  • Temor-medo

Todas essas emoções e sentimentos são extremamente prejudiciais para uma empresa já que pouco a pouco vão consumindo a empresa de dentro para fora.

Algumas dessa irão inevitavelmente surgir dentro do seu ambiente de trabalho.  Você precisa saber lidar com isso da melhor maneira possível.


Como lidar com a emoção no trabalho?

Como lidar com a emoção no trabalho


Para lidar com a emoção no trabalho da melhor forma possível você precisa fazer uma auto reflexão.

Seja você apenas um funcionário ou um gestor, é preciso buscar entender melhor tudo o que está acontecendo, tanto em um aspecto macro quanto em um aspecto micro-organizacional.

Isso quer dizer que você precisa entender suas emoções e também buscar através da empatia compreender como os outros se sentem e porquê se sentem assim. Somente dessa forma será possível lidar com a emoção de uma forma madura dentro do seu trabalho.

Para fazer isso, sugiro que você siga duas dicas:


Dica 1- Reflita sobre aquilo que você está sentindo

Antes de expor seus sentimentos ou se deixar ser controlado por eles, reflita sobre tudo aquilo que você está sentindo. Na grande maioria dos casos, aquilo que estamos sentindo não condiz em nada com o que aconteceu no trabalho mas sim com às nossas próprias percepções.

E acredite: Em muitos casos aquilo que percebemos é totalmente distorcido já que estamos utilizando nossos filtros para entender aquilo.

E no final das contas, aquilo que ouvimos e sentimos pode ser totalmente diferente daquilo que sentimos. Isso vale tanto para você quanto para qualquer outra pessoa. Sendo assim, se lidere e lidere os outros na busca por uma reflexão mais precisa em relação aos sentimentos.


Dica 2- Entenda as relações dentro do ambiente de trabalho

Relações no trabalho


Muitas das divergências que ocorrem no trabalho e geram emoções negativas são derivadas de uma falta de entendimento das relações dentro do ambiente de trabalho.

O que mais acontece é ver funcionários que inconscientemente passam a ver seus chefes como “pais” e colegas como “irmãos” ou “amigos”.

Quando isso acontece,  a emoção no trabalho está sendo muito prejudicial. É preciso sempre ter em mente que às relações de trabalho são profissionais. Ou seja, em primeiro lugar você deve entender aquilo que é dito por um companheiro de trabalho como algo dito por um companheiro de trabalho.

Não leve às coisas para o lado pessoal. Seu chefe é o seu chefe e não o seu pai.
Assim como seus subordinados não são seus filhos. Emoção no trabalho saudável é você aprender a separar às coisas!


Conclusão

Seja você um grande empresário, dono de empresa ou apenas um funcionário, entender a emoção no trabalho é muito importante.

Afinal, somente dessa forma você será capaz de contribuir tanto para a sua felicidade no trabalho como para a felicidade de terceiros.

Tenho plena certeza de que após adquirir os conhecimentos necessários através deste texto você melhora muito as sua qualidade de saúde emocional no trabalho .

E lembre-se! Fique tranquilo. Caso ao sair do trabalho as “vozes na sua mente” continuam a te incomodar te levando a emoções negativas, algo mais profundo precisa ser investigado. Nesse caso, entre em contato conosco para ajuda profissional  e saía dessa prisão mental desnecessária. Você merece uma mente saudável. Invista em você!

Um forte abraço !

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.