Você já sentiu em algum momento da sua vida aquela sensação de “nó na garganta”?
Trata-se de uma sensação física, que em muitos casos tem origem emocional, você sabia?.
Isso ocorre porque quando você ignora suas emoções é como se elas ficassem trancadas na sua garganta.
Você quer entender um pouquinho melhor esse sentimento de nó na garganta?
Confira a seguir.
1- Emoções não compreendidas geram sofrimento
Em algum momento da sua vida você já deve ter passado por situações difíceis que despertaram emoções com as quais você não conseguiu lidar ou não compreendeu.
Não compreender as próprias emoções é algo comum, muito mais comum do que você pode imaginar.
Eu também já sofri com essa dificuldade um dia e hoje eu trabalho com saúde das emoções. O que eu posso afirmar para você é que existem muitas pessoas sofrendo porque não conseguem compreender as próprias emoções. E isso não é algo para se envergonhar ou temer.
Ainda que seja completamente normal se deparar com sensações, emoções e até sentimentos com os quais você não sabe lidar, não precisa ser tão árduo começar a estudá-las.
Está tudo bem, fique tranquilo se isso estiver ocorrendo com você. Apenas não acredite que não existe saída, pois existe sim!
Porque, afinal, nós estamos sempre descobrindo e aprendendo coisas novas, principalmente sobre nós mesmos.
2- Suas emoções e a sensação de nó na garganta
Apesar de ser comum não compreender as próprias emoções, é importante notar que ignorá-las não é um bom caminho para lidar com elas. Isso porque as emoções não desaparecem porque você as ignora. Pode parecer que elas sumiram, mas isso não é verdade.
Para entender melhor por que é complicado falar sobre as próprias emoções, quero destacar a diferença entre emoção e sentimento.
A emoção é algo anterior ao sentimento e que dá origem ao sentimento. Ela é uma resposta instintiva a algum estímulo que vem de fora de você.
Já o sentimento é aquilo que você sente quando ocorre uma emoção e tem a ver com a sua interioridade, ou seja, com a maneira que você interpreta essa emoção.
Por isso, quando você não ouve suas emoções, elas começam a te atrapalhar em algum outro campo da sua vida. Isso é um alerta de que algo não está sendo visto ou, como eu gosto particularmente de dizer, “ouvido”.
Portanto, se você não ouve suas emoções, você também não chega aos sentimentos mais congruentes, como consequência.
A sensação física de estar com um nó na garganta ou “bolo na garganta” surge exatamente porque as emoções foram se acumulando sem a procura por compreendê-las.
É por isso que as emoções ignoradas e que não foram compreendidas geram sofrimento. Em outras palavras, sem expressar e tentar compreender suas emoções, não é possível curar um sofrimento que você sente, por exemplo.
Agora, por qual motivo, muitas vezes, é difícil falar a respeito das próprias emoções e sentimentos?
3- O medo de falar sobre seus sentimentos
Sentimentos acumulados, seja porque você os ignora, seja porque você não percebe que está ignorando-os, geram sofrimentos.
Em vista disso, eu acredito que a maneira mais indicada para lidar com os sentimentos que estão trancados na sua garganta seja procurar a ajuda de um profissional.
Eu entendo que a razão pela qual você não consegue falar a respeito dos seus sentimentos seja porque você não acredita que exista alguém que possa te ajudar.
Ou talvez você nunca tenha pensado que falar sobre o que sente seja necessário – isso costuma ser mais recorrente principalmente nos homens.
Mas, se você não consegue falar sobre seus sentimentos, talvez nunca compreenda a fonte da dor que você sente, entende?
Uma das razões para não querer falar com ninguém a respeito do que sente é não acreditar que outra pessoa seja tão confiável quanto você, porque você sente uma dor profunda ao confiar em alguém.
Mas, às vezes, um ponto de vista diferente do seu ou alguém que te ouça com acolhimento e atenção são fundamentais para melhorar sua saúde emocional.
Por isso, eu quero destacar aqui que a ajuda de um profissional é sempre a melhor alternativa para você. Alguns exemplos de profissionais que você pode buscar ajuda são: terapeuta, psicalista ou coachterapeuta.
Para finalizar, é importante destacar que com a ajuda de um profissional de terapia ( um terapeuta) você tem a oportunidade de compreender suas emoções e, dessa maneira, viver com mais leveza a partir de suas descobertas pessoais.
Não deixe para depois. Cuide de você!
Um abraço da Lih!