Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

O Poder da Gratidão

O Poder da Gratidão

Você tem gratidão pelo o que em sua vida? Já parou para pensar? Ou melhor, sentir gratidão?

Não é novidade que nossa rotina pode ser estressante e cansativa. Muitas vezes até mesmo almoçar tranquilamente pode ser uma tarefa difícil. Mas, de repente você tem um alerta do seu corpo, sobrecarregado. O corpo diz: é hora de desacelerar, é hora de encontrar um tempo para prestar atenção em seus sentimentos.

A seguir, vamos ver o poder transformador da gratidão e como ela pode mudar sua vida.

O Que é Gratidão?

Gratidão é uma decisão. Você decide focar nas coisas positivas da sua vida. É o ponto de virada para uma vida mais feliz. A prática da gratidão propõe que você preste atenção no que é bom em sua vida e então agradecer por elas.  Agradecer é uma prática.

Você tira o foco das coisas que faltam em sua vida, e transfere esse foco para agradecer pelo o que recebe e pelo o que já possui, sejam coisas materiais ou imateriais.

Por exemplo, você agradece por ter um emprego ou por ter um imóvel. Mas também, agradece por pequenos gestos, pela presença em sua vida de quem ama.

Porque a gratidão é uma prática que faz você perceber o valor do que há em sua vida. E que, afinal, não há nada garantido, nada é para sempre. Perceber isso resgata o valor das nossas conquistas e o valor das pessoas que fazem parte da nossa vida.


Então o que Fazer com os Momentos Difíceis?

Momentos difíceis


Você deve estar pensando: então eu esqueço as dificuldades e obstáculos que estou enfrentando agora? E as dificuldades e sofrimentos do passado?

Na realidade, as experiências difíceis, do passado e do presente, também são parte do que somos. Elas fazem parte de nossas vidas. São experiências formadoras da nossa individualidade tanto quanto as coisas boas.

O que devemos fazer é mudar a maneira de perceber as coisas que consideramos ruins, é agradecer até mesmo pelas dores e reconhecer o papel que elas desempenham em nossas vidas. Inclusive isso pode te levar a excelência, se deseja saber mais leia o Artigo Qual é o Melhor, Perfeccionismo ou Excelência?

Quando faz isso, a atenção muda das emoções tóxicas, como ressentimentos e mágoas, e vai para emoções positivas.


A Gratidão se Sente Agora

Gratidão Agora


Você percebeu que a gratidão envolve o mundo exterior também? Pode ser a sua relação com as pessoas, com a natureza, com os bens que possui, com Deus ou uma energia superior.
Isso resulta em se conectar (ou reconectar) com algo além de você mesmo. É um movimento de dentro para fora. Com a prática da gratidão, o foco é o que possui e não o que falta.

Muitas vezes o que acontece é que a felicidade parece que nunca é alcançada. Parece que nunca conseguimos nos sentir bem, pois estarmos sempre buscando algo.

A procura pode nos fazer acreditar que a satisfação somente será alcançada quando as nossas necessidades físicas e materiais estiverem preenchidas. Portanto quando a satisfação não chega, temos somente ansiedade e frustração.

Diferentemente, a gratidão está no presente, não é algo pelo que esperar ela é algo do “sentir agora”
A gratidão ajuda a reconhecer o que já possuímos e, com o tempo, aumenta as emoções positivas. Aí sim com o aumento da positividade em nossa vida, nos tornamos mais felizes.

No próximo artigo falaremos mais sobre os benefícios da gratidão e maneiras de como praticar mais a gratidão.

Inicie já essa conexão meus queridos!

Forte abraço!

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.