Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Qual é Melhor, Perfeccionismo ou Excelência?

Perfeccionismo e Excelência

Qual é Melhor, Perfeccionismo ou Excelência?

Será que o perfeccionismo é vantajoso?

Por que será que estarmos sempre buscando pelo perfeito? Será mesmo que a perfeição existe? Será que temos mesmo que estarmos apenas de um lado extremo da corda ou será que é possível vivermos em equilíbrio?

Em algumas situações, estamos sempre buscando a perfeição não é mesmo?

Queremos ser perfeitos para o nosso chefe, para nossos pais, para a sociedade, para os nossos amigos, como muitas vezes para nós mesmos (toque). Mas o exagero disso pode ser uma fuga para não ver outros problemas como levar a vida mais leve e fluída, ou por vezes porque não percebemos que isso é para gerar uma aprovação exagerada. Por não se auto-questionar, muitas vezes seguimos.

Mas será mesmo que essa perfeição é saudável? Será que viver nesse mundo de fantasias é realmente saudável para o nosso corpo e a nossa mente? Quem se identifica com o tema, vamos seguir ao longo desse artigo, boa leitura!


Perfeccionismo ou Buscar Excelência?

Estamos sempre buscando dar o nosso melhor nas atividades que realizamos ao longo do nosso dia. Estamos constantemente buscando pela perfeição, pela excelência.

Mas será mesmo que essa busca é saudável?. Será que pode atrapalhar o desenvolvimento da nossa vida como um todo?

O problemas é que o perfeccionismo muitas vezes pode ser confundido com a excelência.

Você sabe a diferença entre essas duas palavras ou acredita que as duas possuem o mesmo significado?

O perfeccionismo significa que você ama o que faz e por gostar tanto, quer dar sempre o seu melhor.

Quando você chega nesse nível, significa que está em busca pela excelência.

Será que essa Busca é Saudável?

É Saudável?


Será que viver apenas de um único lado é saudável? Perfeccionismo é bom? Ou é mais viável buscar pela excelência?

Garanto a você, que um bom gerenciamento, como tudo na vida, caí muito bem. O exagero não é saudável, independentemente de qual lado você estiver. Porém para você conseguir chegar a esta conclusão é importante primeiro saber definir muito bem a diferença entre ambos.

É importante que goste do que faz, assim como também é importante que dê o seu melhor. Porém nunca ficar satisfeito com o que se faz, pode se tornar doença.

Qual a Diferença Entre o Perfeccionismo e Excelência?

Qual a diferença


Existe uma grande diferença entre você ser perfeccionista e estar em busca pela excelência. Em resumo o perfeccionista é aquela pessoa que sofre com o erro. Ou seja, sente constante insatisfação com seu desempenho e dúvidas sobre a qualidade de seu trabalho. Lembre-se sempre disso!

Quem pratica o perfeccionismo quer tanto que tudo dê certo, que quando algo sai do seu planejado, ela entra em conflito. Vejamos um exemplo prático e simples que pode ocorrer com qualquer pessoa. Imagine que você trabalha em uma grande empresa e precisa entregar uma demanda até o fim da tarde.

Alguns problemas acontecem e essa demanda acaba atrasando, fazendo com que não consiga resolver no horário determinado. Você tentou de todas as formas, porém não conseguiu. Por causa do seu perfeccionismo em acertar, deixou de pensar em outras coisas. Viveu a dor apenas do erro, ficando chateado e arrasado por não ter conseguido.

Agora, imagine a mesma história, mas com um final diferente.

Imagine que você não conseguiu realizar o que deseja. Mas que no fim, aprendeu uma lição muito importante. Ou seja, conseguiu claramente ver o tamanho do seu ganho final. Dessa forma, ao invés de ficar se lamentando, você aprendeu, vendo no erro uma forma de ser ainda melhor. Isso é a busca pela excelência!:). É dessa forma que precisa agir. Apreciando o erro e tentando melhorar. Assim estará a um passo de conseguir chegar onde realmente quer chegar.

Espero que tenha entendido a diferença entre o perfeccionismo e o buscar a excelência. Não encare o erro como um fracasso. Encare o erro como uma chance de ser alguém melhor e verá a sua vida mudar positivamente e em excelência!

Como dizia o filósofo Aristóteles: “ Somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!”

Um forte abraço!

Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.