Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

O que é um Processo de Coaching?

O que é um Processo de Coaching?

O Processo de Coaching tem se popularizado cada vez mais no Brasil nos últimos anos. Em virtude disso, muitas pessoas vêm buscando o auxílio de coaches e portanto, melhor conhecimento sobre o tema.

Antes de procurar um profissional no segmento, você deve conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Um Processo de Coaching é realizado através de sessões que buscam melhorar a performance de um indivíduo ou de um grupo, aumentando os resultados positivos dos mesmos, em diversas áreas da vida, através de ferramentas e técnicas específicas.

Conheça mais sobre o Processo de Coaching continuando a leitura deste artigo. Confira.


Termos utilizados

Para que possamos nos aprofundar um pouco nesse tema de forma responsável e de fácil compreensão, vou explicar os termos usados na profissão, e assim, facilitar o seu entendimento, caso ainda não conheça, no texto daqui para frente ok!?.

As palavras Coaching, Coach e Coachee são derivados da língua Inglesa, e possuem o seguinte significado no mercado de desenvolvimento de pessoas:

  • Coach: é a tradução na palavra inglesa para ‘treinador’, profissional que estará com você;
  • Coaching ( com ing no final da palavra): nome do processo (um pacote de várias sessões);
  • Coachee ( com dois ee no final ): escreve-se com dois ‘e’, é o nome dado ao cliente que busca realizar algo em sua vida;

Entendidas essas palavrinhas e o sentido do que se trata cada uma delas agora vamos entender um pouco mais sobre o Processo de Coaching.


O que é o Processo de Coaching?

Coaching é um processo feito por meio de sessões que visa aumentar a performance de uma pessoa ou de um grupo, aumentando os resultados positivos. Isso se dá por meio de ferramentas e técnicas comprovadas, que são aplicadas pelo Coach habilitado que irá trabalha em parceria com o cliente, o Coachee.

Veja então que o Processo de Coaching é um processo de parceria feita entre ambos os lados, e isso gera resultados altamente eficazes, por isso quem busca por mais resultados, busca por um Coach!


Os segmentos do Processo de Coaching

Dentro dessa área de Coach é comum encontrar os profissionais separados por segmento. Aqui irei citar os dois principais segmentos. Gosto de chamá-los de “Segmentos Mãe”. Dentro dos segmentos mãe você pode encontrar diversos subsegmentos que são os especialistas.

Dessa forma, como dentro de cada segmento mãe existem suas especialidades, então você pode encontrar um profissional muito mais qualificado dentro do que você realmente precisa quando possui seu especialista. Veja abaixo alguns exemplos e você poderá perceber melhor como isso é fácil de compreender.

Aqui apresento para vocês os dois segmentos mãe em destaque e também dou alguns exemplos de subsegmentos, veja:

  • Business Coach:

Aqui o Business Coach é o segmento mãe do profissional que irá atuar em alguma área profissional do coachee.

Alguns exemplos desses subsegmentos: Coach de Executivos, Coach de negócios, Coach de treinamento, Coach para líderes, Coach de carreira, Coach para empreendedores, Coach de vendas, Coach de gestores, Coach para micro empresas e muitos outros.

  • Life Coach:

Aqui o Life Coach é o segmento mãe do profissional que irá atuar em alguma área da vida pessoal do coachee.

Alguns exemplos de subsegmento: Coach de relacionamento, Coach de saúde emocional, Coach para mulheres grávidas, Coach para Mulheres ou Homens divorciados, Coach de emagrecimento, Coach financeiro, Coach de empoderamento feminino, Coach de crianças, Coach de atletas, Coach de imigrantes, entre muitos outros.


Como o Processo de Coaching é realizado?

É importante você saber que o Processo de Coaching é realizado de maneira confidencial por meio de um pacote de sessões que é acordado entre ambos os lados.

Comercialmente é mais comum você encontrar pacotes de 10 sessões nos casos de personal Coach ( processo individual). O coach tem a função de gerar todo apoio e desenvolvimento de alto padrão para despertar no coachee todo o crescimento em potencial para que ele possa atingir o objetivo que foi buscar.

As sessões de um Processo de Coaching, são individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração em média de uma hora, ou pouco mais, porém como já citado acima, tudo é combinado antes.


O Coaching no Brasil

Coaching no Brasil


No Brasil, essa ferramenta existe há mais ou menos 19 anos, porém ainda é muito pouco conhecida, e, portanto, poucas pessoas têm obtido acesso a essa maravilhosa oportunidade de se gerar resultado a si mesmo por meio de um apoio profissional.

Os grandes CEO’s, empresários, artistas, cantores, esportistas entre outros no Brasil e no mundo a fora já experimentaram um Processo de Coaching, ou seja, possuem o seu Coach!

Em minhas observações nas viagens que realizo e nos países que eu já vivi, percebo que é mais comum o conhecimento do Processo de Coaching fora do Brasil, o que eu entendo perfeitamente, afinal muitos desses países são mesmo mais antigos que o nosso e, portanto, a população se engaja mais rapidamente.

Recentemente em minha última viagem ao Brasil, notei que o movimento no país tem ganhado uma divulgação muito grande, principalmente devido as divulgações das escolas. Dessa maneira, a população em geral já começa a ter mais entendimento do que se trata.

É muito importante quando se procura um profissional de Coach você saber como encontrar alguém que seja sério e engajado. Essa atenção que me refiro é a mesma atenção que você já sabe que precisa ter na escolha de qualquer outro profissional, como, por exemplo, para encontrar um dentista, um médico, um professor de línguas, um cirurgião plástico, uma esteticista, pediatra, entre outros.

Então se alguém te perguntar: O que é um Coach ou Processo de Coaching, agora você já sabe responder não é mesmo?


Coaching online

Mas Lilian, eu posso fazer um Processo de Coaching online? A resposta é SIM, qualquer pessoa pode receber ajuda por meio de um Processo de Coaching online. Nesse caso aqui, é uma questão apenas de escolha do cliente (coachee) pois em ambos os casos, seja presencial ou online, o resultado é excelente!

Quem já participou algum dia de um processo desse sabe como é gratificante se permitir a essa experiência, afinal eu acredito que todo nós vivemos de sonhos e não realizá-los é algo que ninguém merece! Queridos, e agora deixe me saber, qual foi a última vez que você deixou um projeto de sua vida parado por que não sabia como realizar? (me deixe nos comentários).


Enfim…

Por fim deixo aqui para vocês uma dica, e não apenas por que sou uma profissional Coach, mas sim porque sou uma pessoa que ama ver as pessoas vivendo seus sonhos e em movimento com seu potencial e com saúde, então digo: Não deixe seu futuro parado, procure um coach e faça o seu processo de coaching você também, invista em você!

Agora você já sabe como o que é um Processo de Coaching e o quanto ele pode ajudar você a crescer e se desenvolver como pessoa em qualquer área da sua vida.
Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre esse assunto, confira os artigos aqui do blog e continue acompanhando e fique super a vontade em me chamar. Estou em contato@lilianalencar.com

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.