Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

O que é Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica?

Constelação Sistêmica e Constelação Familiar

O que é Constelação Familiar ou Constelação Sistêmica?


Constelação Sistêmica, conhecida também como Constelação Familiar é um método ou técnica de se trabalhar, aprimorada e difundida pelo alemão Bert Hellinger por meio de muita observação e estudo ao longo dos anos para que fosse desenvolvida.

Apesar de, em virtude de sua maneira de atuação ou trabalho, ser confundida com religião, teatro ou espiritismo, não é disso que se trata a Constelação.

A técnica possui bases científicas fundamentadas na Teoria Quântica, através do entendimento de que todas as coisas estão ligadas entre si de alguma forma. Para a teoria, o amor deve ser colocado como fundamento e os papeis e funções dos indivíduos dentro dos sistemas deve ser observado.

No artigo de hoje, meus queridos, vamos explicar para vocês o que é, como o método da Constelação Sistêmica ou Constelação Familiar funciona e como ele pode ajudar as pessoas, confira.


Então, o que é a Constelação Sistêmica e como ela pode ser feita?

A Constelação Sistêmica tem bases científicas muito claras que podem ser encontradas na teoria do emaranhamento quântico.

Para essa teoria, uma partícula está conectada à outra, independente do espaço, e, dentro da constelação, podemos dizer que está independente do espaço e do tempo e de outras bases que temos, são os campos morfogenéticos.

A Constelação Sistêmica ou Constelação Familiar pode ser feita, basicamente, de duas formas: em grupo ou de forma individual.

Na Constelação Sistêmica em grupo, usaremos pessoas para serem os representantes do cliente que nos procura, onde iremos ocupar um espaço que iremos chamar de “campo” para colocar pessoas e iniciar o trabalho com esses representantes para gerar a ajuda que o cliente foi à busca.

Já na Constelação Sistêmica individual, no lugar de representantes por pessoas iremos colocar objetos para fazer esse papel.

Em ambos os casos, ela é aplicada presencialmente junto ao cliente.


Como a Constelação Sistêmica funciona?

Constelação Familiar


O que nós percebemos dentro das experiências em consultas desses trabalhos sistêmicos é que existem problemas que as pessoas têm consciência e os que elas não têm.

Dessa maneira, os problemas que elas possuem consciência ( ou seja aqueles que a fazem buscar por ajuda) servem para esconder o verdadeiro problema que está por trás. Como sempre compartilho com meus clientes: “O problema não é o problema!”.  

Isso significa que quando elas resolvem o que está por trás ( que é o verdadeiro problema a ser resolvido), os problemas que estavam conscientes e aparentemente atrapalhando, somem, desaparecem.

Segundo Bert Hellinger, o que está por traz da teoria da Constelação Sistêmica é o AMOR. Segundo ele, o amor precisa ter uma ordem, não existe amor sem ordem e nem ordem sem amor, pois nos dois casos, sem a junção, percebe-se um problema na vida do indivíduo.

Dentro da Constelação Sistêmica ou Constelação Familiar se observa as funções, os papéis dos indivíduos para saber se eles estão sendo cumpridos (representados) corretamente.

Então todo o sistema (grupo de pessoas) precisa ter ordem nas funções. Ou seja, esse é o segredo de uma família, empresa ou grupo para se ter sucesso: que os papéis dos indivíduos sejam compreendidos e exercidos da forma correta.


Onde essa técnica pode ser usada?

A aplicação dessa técnica pode ser usada em todas as áreas da vida humana. Por exemplo, na justiça, medicina, escola ou qualquer outra.

Um sistema (grupo de pessoas) pode ou não estar saudável e portanto podemos observar e mudar isso.


Três leis básicas e poderosas

Observamos o sistema como saudável quando ele respeita as leis desse sistema, onde, por exemplo, três leis básicas são aplicadas:

  • A lei do pertencimento;
  • A lei do equilíbrio;
  • A lei da ordem;

Não vou entrar em detalhes de cada uma dessas leis no momento, porém, todas elas se referem à saúde desse grupo como um todo, por meio do amor.

A Constelação Sistêmica ou Constelação Familiar diz que cada um de nós está ligado aos outros o tempo inteiro através do emaranhamento quântico. Nós estamos ligados à nossa família de origem, ou seja, a nossa essência e o nosso corpo, o tempo todo estão ligados à mesma.

A nossa mente, muitas vezes, pode até não estar, mas a minha essência e o meu corpo o tempo todo estão conectados a ela.

Assim, muitas vezes a pessoa pode estar com um problema que ela não percebe, mas está sendo repetido devido a esse padrão vindo da família de origem por meio do desequilíbrio desse sistema que não está saudável.

E para então resolver é preciso voltar o sistema ao campo saudável e por isso a Constelação Sistêmica/Familiar pode ser tão maravilhosa.


Como a Constelação Sistêmica ajuda o indivíduo?

Constelação Sistêmica e Constelação Familiar


Queridos a Constelação Sistêmica nos ajuda a perceber que pode existir um erro de compreensão sobre o olhar que estamos tendo sobre nossa própria vida quando se trata de questões familiares, afinal, na vida temos papéis e um dos mais importantes é saber o nosso, dentro do sistema familiar.  

E segundo a Constelação, se você não olha para o seu sistema e não alinhar as leis do amor, a sua vida fica parada ou estancada em dificuldades como, por exemplo: relacionamento, trabalho, dinheiro, um documento judicial que não sai, uma tristeza sem explicação, e por ai vai…

Portanto com tudo alinhado, sua vida vai ficando mais leve e todo o sistema cria um campo de paz.


E você, Lilian, adota a Constelação Sistêmica?

Você pode estar questionando agora;Lilian, mas você constela? E a resposta é sim! 🙂

Eu amei conhecer esse trabalho tão forte e eficiente em soluções.

Queridos, no artigo de hoje, vocês conheceram um pouco melhor o que é a Constelação Sistêmica, como ela funciona e de que forma ela pode ajudar as pessoas a alcançar respostas que você sequer imagina que podem te ajudar ainda..

Se você gostou desse artigo e quer saber mais sobre o meu trabalho, confira também os meus artigos por aqui no blog ou entre em contato pelos canais aqui do site ou por contato@lilianalencar.com

Um forte abraço

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.