Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Produtividade: 5 dicas para melhorar o seu dia-a-dia

Produtividade: 5 dicas para melhorar o seu dia-a-dia

Melhorar a sua produtividade pode fazer grandes coisas em sua vida, como por exemplo:

  • Conceder mais tempo livre
  • Aumentar seus ganhos financeiros
  • Aumentar sua autoestima
  • Te ajudar a realizar objetivos maiores

Justamente por isso é importantíssimo que você desenvolva suas habilidades em relação a produtividade. Caso queira se aprofundar no tema, veja também o artigo Conheça a Importância de ter uma boa Gestão do Tempo.

Fazer isso será algo importantíssimo para que consiga viver a sua vida de forma plena. Muitas pessoas desconhecem o caminho para se tornarem mais produtivas e acabam vivendo uma vida muito longe do seu verdadeiro potencial.

Talvez esse seja o seu caso. Talvez esteja buscando se tornar uma pessoa mais produtiva e não faça a mínima ideia de como fazer isso. O meu objetivo é te ajudar. Fazer com que consiga levar sua produtividade para às alturas. Para fazer isso você só precisa seguir às dicas que disponibilizamos a seguir.


1- Evite às redes sociais para melhor produtividade

Você não precisa se afastar de todo o meio social, viver em isolamento e não conversar com mais ninguém. Nada disso. Não sou a favor de nenhum extremismo.
Porém, é preciso ter a consciência de que às redes sociais representam um grande mal em relação a sua produtividade.

Quantas vezes você parou tudo o que estava fazendo para dar uma olhadinha no Instagram ou no Facebook? Quantas vezes você estava trabalhando e foi interrompido com uma mensagem importantíssima no WhatsApp? ( Quão importante sabemos que era apenas um meme no grupo de amigos). Essa situação acontece com a maioria das pessoas, mas não com quem está totalmente comprometido com a produtividade.

A melhor forma de evitar às redes sociais da maneira certa é definindo horários para utilizá-la e desabilitar todas às notificações recebidas pelas mesmas. Em outras palavras, pode dar adeus para os seus acessos repentinos ao:

  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Youtube

A partir de agora poderá assumir o controle sobre o seu uso das redes sociais e não o contrário.


2- Seja uma pessoa mais organizada

Organizado Produtividade


Se tornar uma pessoa organizada é um pré-requisito para a produtividade. Você sempre terá dificuldades enquanto não aprender a se organizar da maneira correta.
E com isso queremos dizer que você precisa ter total controle sobre às atividades que vai fazer no seu dia-a-dia.

Se você sabe que irá fazer uma atividade “X”, então também sabe que irá precisar da ferramenta “Y”. Dessa forma irá se organizar para poder fazer o que deve ser feito de acordo com o seu planejamento.
Isso ajudará a otimizar o seu tempo e ter sempre o que for preciso em mãos para tornar o seu dia mais produtivo.


3- Utilize uma agenda para melhor produtividade

Poucas pessoas possuem a consciência do quão benéfico pode ser possuir uma agenda. Anotar tudo o que poderá fazer no seu dia e na sua semana traz alguns benefícios incríveis para a sua vida. Mas a maioria usa a mente para se organizar. Isso não funciona de maneira eficaz.

Será muito mais fácil se organizar usar uma agenda, teste e verá. Além disso, você terá muito mais controle sobre o seu tempo até de desando e perceberá a necessidade de respeitar os horários para tudo. Você também irá parar de procrastinar 😉 De qualquer forma, sejamos honestos: ter uma agenda não torna ninguém mais produtivo. Porém, SEGUIR uma agenda é que muda tudo!, torna qualquer um mais produtivo.


4- Alterne entre períodos de produção e respostas

É impossível manter uma alta produtividade 24 horas por dia. Ninguém é capaz de fazer isso. Mas não se decepcione, afinal, você não precisa ser uma pessoa produtiva 24 horas. Você apenas precisa manter a sua produtividade em alta, quando for importante e com propósito claro.

Para fazer isso é preciso dar um tempo para a sua mente descansar e recarregar também. A melhor forma de fazer isso é alternando períodos de alta produtividade focados em produção e períodos de responder e ficar um pouco mais relaxado. Dessa forma você consegue dar uma folga para a sua mente e também pode manter o seu foco quando for preciso.


5- Evite a procrastinação

Procrastinar não é o mesmo que ter tempo para descansar. Procrastinar é deixar para depois algo que poderia e deveria ser feito agora. Nela você está adiando uma ação valiosa presente em troca da recompensa de “não precisar fazer nada”, ou estar fazendo algo que não te leva onde você realmente desejaria.

O problema é que isso é uma coisa extremamente viciante (fazer o que não tem efetividade de resultado). Sua mente começa a se acostumar com isso e condicionar sua mente para seguir esse padrão sempre. Você precisa quebrar esse padrão o quanto antes!

Para fazer isso você pode:

  • Faça a sua agenda um dia antes ou uma semana ates
  • Respeitar a sua agenda e coloque um “presente” quando cumprir ( ex: se levar para tomar sorvete)
  • Fixar objetivos claros semanais pelo qual está se propondo a ter agenda ( ex: quero terminar a pintura do meu quarto no tempo livre)

Ao fazer isso você afasta o fantasma da procrastinação e consegue se tornar uma pessoa mais focada e produtiva tanto em curto quanto em longo prazo. Mas não saia desse artigo sem tomar uma decisão: FAZER.


Conclusão

Melhorar a sua produtividade é algo muito simples, mas isso não quer dizer de forma alguma que seja fácil. Você vai precisar se dedicar muito e abdicar de várias coisas para conseguir isso.

Se você não tiver um ideal maior que te motive, será completamente impossível seguir em frente e elevar sua produtividade. Cedo ou tarde a sua mente irá vencer essa batalha e você vai voltar para o mesmo lugar de sempre.

Justamente por isso, é importantíssimo que você desenvolva uma missão maior para si mesmo, uma missão pela qual valha a pena lutar. Ao fazer isso você consegue ter uma estrela guia em sua jornada, que de fato te ajudará a seguir em frente.

Acredito em você e sei que a única coisa que nos separa da produtividade, é a ação.

Um forte abraço

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.