Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Valores pessoais e sua importância na hora de escolher onde trabalhar

Valores pessoais e sua importância na hora de escolher onde trabalhar

Já pensou que as suas qualidades e os seus valores pessoais são muito importantes na hora de escolher onde trabalhar?

Continue comigo e entenda a importância de identificar seus valores.

1- O que são valores?

Escolher onde trabalhar pode ser difícil para qualquer pessoa em qualquer área de atuação. Até mesmo para aquelas pessoas que tiveram mais facilidade de escolher sua profissão.

Por isso, ter uma atenção com os seus valores pessoais é essencial para alinhar onde trabalhar com seus valores pessoais de uma maneira mais saudável, tanto para você quanto para a empresa.  

Afinal, para a empresa também é fundamental conhecer claramente seus valores. É por isso que geralmente para entrar em uma empresa temos que passar por uma entrevista. 

Não se trata apenas de saber as experiências em questão e as que serão atribuídas. Boas empresas estão de olho em saber se os colaboradores e parceiros possuem algum valor em comum.

Como exemplos de valores pessoais temos:

  • Empatia;
  • Honestidade;
  • Sinceridade;
  • Respeito;
  • Responsabilidade;
  • Bondade;
  • Humildade;
  • Confiabilidade;
  • Criatividade;
  • Dentre tantos outros.


Portanto, valores são como um guia interno porque tem a ver com o que é importante para você. Os valores pessoais são os princípios que definem e orientam suas características e comportamentos. 

Assim, os valores pessoais fazem parte de quem você é, e é inevitável que “entrem em jogo” quando chega o momento de decidir onde trabalhar.

Mas, você conhece seus valores pessoais?

Se não, como identificá-los?

2- Como identificar seus valores pessoais

valores_pessoais-lilianalencar2


Os valores pessoais são parte de quem você é e indicam a maneira que você conduz sua vida. Quando falamos de valores na hora de escolher onde trabalhar, qual a importância deles?

Se, por exemplo, você é uma pessoa que tem como um dos seus valores pessoais a criatividade, encontrar um ambiente de trabalho no qual você possa alinhar esse valor pode ser mais importante para você do que você imagina.

Trabalhar em uma empresa ou ter um emprego que não te ajude a explorar esse lado pode se tornar, com o tempo, motivo de estresse e ansiedade. Ou, até mesmo bloquear seu lado criativo. Já pensou nisso?

Se os valores da empresa ou organização que você tem em mente não são semelhantes aos seus, existem grandes chances de em algum momento essa divergência de valores levar:

  • a quebra dessa relação profissional
  • ou estagnar seu crescimento profissional e pessoal.

Portanto, refletir sobre seus valores pessoais é essencial na hora de escolher onde trabalhar. 

Se você não tem definido quais seus valores mais importantes, comece se perguntando, por exemplo:

  • Quais os valores que eu mais me identifico?
  • O que eu percebo que mais me aproxima/afasta das pessoas?
  • Qual o tipo de ambiente que eu desejo trabalhar?
  • Quais valores mais me atraem numa empresa?
  • O que me deixa mais motivado/energizado?
  • Quais os valores pessoais que eu quero desenvolver nessa empresa? Vou ter espaço para isso?


Assim que você identificar seus principais valores pessoais, como você pode alinhá-los com o trabalho que você deseja?


3- Como alinhar valores pessoais com a escolha de um emprego?

Na hora de buscar o emprego dos sonhos, você deve ter em mente seus valores pessoais. Com isso, você pode alinhar melhor seus valores com os valores da empresa que tem em mente.

Portanto, é importante avaliar não somente o que a empresa afirma ter como valores, mas também como ela se posiciona com relação a esses valores.

Veja também como é o relacionamento com os trabalhadores, além de como os valores da empresa são comunicados para os colaboradores.

Para finalizar, é importante entender que nem todos os valores que você busca em um emprego vão ser compatíveis com os da empresa em questão, mas avalie o que você pode aprender e crescer dentro da empresa.

Avalie também se os valores da empresa que se alinham com os seus bastam para você fazer parte da empresa. Se um valor importante seu é compatível com o seu emprego atual (atividade atual), considere ter descoberto o real motivo pelo qual você se sente bem dentro dela.

E você conseguiu descobriu seus valores? Já refletiu sobre isso? Isso é muito valioso, eu espero ter contribuído em algo nesse tema para com você. Compartilhe comigo aqui nos comentários.

Um abraço da Lih

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.