Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Como a autocobrança excessiva pode afetar sua vida?

Como a autocobrança excessiva pode afetar sua vida?

Já parou para pensar como a autocobrança excessiva pode afetar sua vida?

Neste post, eu vou conversar com você sobre de onde vem a autocobrança e como ela afeta seu dia a dia.

Se você tem se cobrado demais, continue comigo e descubra como interromper o ciclo da autocobrança. 😉

1- De onde vem a autocobrança?

Você já deve ter tido um dia agitado que você pensava na sua cabeça: “eu tenho que fazer isso, eu tenho que fazer aquilo, etc”, não é mesmo?

Mas, se você frequentemente tem esse pensamento de “tenho que” e se sente sobrecarregado com tanta cobrança consigo mesmo, talvez seja a hora de entender porque isso está acontecendo tanto no seu dia a dia.

Isso porque a auto cobrança excessiva gera uma pressão interna muito grande e pode se transformar em estresse e/ou ansiedade.

Mas porque isso acontece?

A autocobrança surge quando você pensa excessivamente sobre obrigações, mas não consegue perceber os fundamentos deles. Quando você analisa seu próprio comportamento começa a se sentir culpado por essa atitude ou sentimento.
As cobranças mais comuns  são:

  • Eu poderia ter feito diferente…
  •  Por que eu agi assim?
  • Eu sabia que ia dar errado, etc.

Portanto, na maioria das vezes a culpa pode ser o motivo de você se cobrar demais. Por exemplo, você pode se sentir arrependido ou culpado por:

  •  Não ter feito algo que gostaria;
  •  Deixar de ter mais tempo com pessoas queridas;
  •  Trabalhar demais;
  •  Frustrações;
  • Comparar-se com as outras pessoas;
  •  Um relacionamento que não foi o que você esperava;
  •  E tantas outras coisas.

No fundo, esse sentimento de culpa surge porque você sente que falhou de alguma maneira. E, como consequência, você se sente insuficiente por causa disso.

Como consequência, você começa a pensar o que poderia ter feito diferente, e o ciclo da autocobrança se inicia. 

Por outro lado, se por algum motivo cometemos um erro, é essencial avaliar o que erramos e procurar melhorar e corrigir os próprios erros.

Porém, aqui eu quero conversar com você sobre o excesso de cobrança que pode estar afetando sua saúde emocional e, como consequência, a sua qualidade de vida.


2- A autocobrança excessiva prejudica sua vida

autocobranca.lilianalencar2

A autocobrança pode ser um comportamento que uma pessoa tem em diversos âmbitos da sua vida.

Ou seja, se por exemplo ela se cobra muito porque está num ambiente de trabalho muito competitivo, há grandes chances dela se cobrar excessivamente nas relações também com familiares, com amigos, etc.

A autocobrança faz com que a pessoa busque sempre um ideal que não é possível alcançar. E isso leva a frustração e a ansiedade sobre a própria vida, como se nada mais tivesse valor ou importância.

Quer dizer, a autocobrança excessiva impede a pessoa até mesmo de perceber o que há de bom na própria vida e nas próprias conquistas. Ou seja, ela deixa de ver seus méritos.


3- Consequências da autocobrança

Portanto, se a autocobrança começa a se tornar constante no seu dia a dia, ela pode:

  • Afetar sua autoestima – veja a importância da autoestima no post Por que é importante prestar atenção na sua autoestima?;
  • Sobrecarregar e não deixar você dormir bem;
  •  Causar estresse;
  • Gerar ansiedade.

Se você percebe que a autocobrança está se tornando excessiva na sua vida, está na hora de reavaliar isso. É sempre importante lembrar que o desejo de melhorar e crescer faz parte das nossas vidas.

Porém, se você está se cobrando demais e percebe que isso pode estar afetando sua vida de uma maneira negativa, talvez seja a hora de procurar compreender as causas desse comportamento.

Então a regra aqui é solte tudo isso, deixe tudo de lado e reavalie esses pensamentos.

Para finalizar, não se esqueça que você sempre pode procurar a ajuda de um profissional para te ajudar a compreender melhor tudo isso aí dentro de ti💜.

Acesse a página Fale Comigo e me envie uma mensagem solicitando uma ANÁLISE INICIAL (escrever na mensagem), e encontre uma direção inicial do que fazer.

Agora me responda aqui nos comentários: você, se cobra muito? 

Um abraço da Lih! 🙂

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.