Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Por que é importante respeitar o tempo de plantar e de colher?

Por que é importante respeitar o tempo de plantar e de colher?

Você já refletiu sobre o quanto é importante respeitar o tempo de plantar e de colher para sua vida?

Ter a consciência de que existe um tempo de plantar e um tempo de colher faz com que sua vida fique mais harmônica. E isso pode ter um impacto positivo na sua saúde física e emocional.

Vamos refletir nesse texto sobre a importância de respeitar o tempo das coisas na sua vida. 

Continue comigo. 

1- O que você está plantando na sua vida hoje?

Você já tomou alguma decisão importante para sua vida?

Como por exemplo, se você mora no exterior hoje, essa realidade é consequência de:

  • Ter tomado a decisão de como viver em um novo país, ou seja, vivenciou ou vivencia adversidades constantes em ambiente novo para chegar em algum lugar desejado. é quando a “planta está se desenvolvendo” 
  • E, assim, começar em algum momento a usufruir do que buscava. Ou seja, você irá “colher” o que plantou.

Em outras palavras, é muito importante ter consciência de que existem etapas nos processos da sua vida. 

E não faz sentido se sentir incapaz ou questionar seu trabalho duro somente porque você ainda não chegou no resultado que deseja, entende?

Isso porque, talvez simplesmente não tenha chegado ainda o tempo de colher o que você plantou. E, por isso, não adianta cutucar a semente ou se aborrecer com o processo dela, porque há grandes chances de você atrapalhar o processo.

Por isso é importante refletir sobre o tempo de plantar e de colher para você desenvolver essa consciência de que tudo na sua vida passa por etapas, isto é, tem um tempo de desenvolvimento e crescimento.

Também, ter consciência de que as coisas tem um tempo e respeitar essas etapas pode evitar ou diminuir o estresse ou ansiedade na sua vida, o que tem um impacto positivo na sua saúde emocional e física.

2- Ansiedade e o tempo de plantar e de colher

tempodeplantar-lilianalencar

Como eu falei acima, existe um tempo para a semente que você plantou germinar. 

Apesar disso, muitas vezes quando o que desejamos ainda nao se realizou, é inevitável sentimentos como:

  • ansiedade,
  • aborrecimento,
  • tristeza,
  • impaciência,
  • e tantos outros.

Por exemplo, você pode ficar impaciente porque deseja ter resultados rápidos. E isso gera ansiedade. E, a ansiedade tem muito a ver com estar vivendo no futuro (dentro da mente), quer dizer, em não estar no presente, como eu falei no post Como sair da ansiedade?

Essa ansiedade sobre o futuro pode afetar sua saúde física e emocional, além de atrapalhar ou mesmo interromper o tempo das coisas acontecerem na sua vida.

Além disso, é importante lembrar que sentir é algo que faz parte das nossas vidas e nem sempre os sentimentos são bons ou positivos. Porém, é preciso escutar, acolher e compreender também os sentimentos negativos.

Portanto, se você tem se sentido ansioso sobre planos que ainda não se realizaram por algum motivo, é interessante procurar entender por que você está se sentindo assim.

3- Querer controlar o tempo das coisas

Um dos motivos que podem estar gerando ansiedade sobre o tempo de colher e de plantar na sua vida pode ser a necessidade de controlar algo que não está nas suas mãos. 

Há algum tempo atrás eu postei o texto Como ajustar a necessidade de controle sobre a sua vida aqui no blog. Nesse texto eu explico que nós não temos controle de tudo nas nossas vidas. 

E, algo que não temos controle é o tempo das coisas se desenvolverem. Querer acelerar o processo  e as etapas não está nas suas mãos, entende?

Para finalizar, refletir sobre o tempo de plantar e colher é algo que te ajuda a administrar e observar melhor sua ansiedade ou mesmo a necessidade de controle, pois você aprende a ter paciência e a aproveitar sua jornada enquanto as sementes que você plantou crescem. 😉  

Um abraço da Lih!

 

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.