Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

O que é o overthinking e como solucionar?

O que é o overthinking e como solucionar?

Você sabe o que é o overthinking e como solucionar esse problema?

O overthinking é quando você fica preso em pensamentos a respeito de algo por muito tempo e que geram angústia e sofrimento.

Se esta situação está se tornando comum na sua vida, como solucionar este problema?

Continue comigo e descubra!


1- O que é o overthinking?

Na sua vida você já deve ter tido a experiência de pensar em excesso a respeito de algo. 

Quando essa situação se torna muito presente na sua vida, existe um termo na língua inglesa que explica bem o que ela é: o overthinking, que em resumo significa simplesmente pensar demais. 

O grande problema do overthinking é que não se trata de um pensamento comum que, por exemplo, procura uma solução para um problema.

Geralmente, pensar demais gera angústia e sofrimento para a pessoa, porque ela entra numa sequência de pensamentos que bloqueiam a mente, além de inquietar e perturbar ela. E esses pensamentos se repetem incessantemente. 

A pessoa que está sofrendo de overthinking pode, por exemplo:

  • ficar bloqueada;
  • sentir-se estressada;
  • ter medo de fracassar; 
  • não conseguir dormir;
  • ter tristeza ou se sentir deprimida;
  • etc.

Como eu falei acima, o overthinking é diferente de pensar sobre algo de uma maneira a encontrar soluções, procurar alternativas ou tomar decisões. 

Então, a solução é conseguir ordenar os pensamentos para que você não fique trancado dentro da sua mente sem conseguir agir.


2- O overthinking te impede de agir

Quando você pensa demais ou por muito tempo sobre algo isso se torna overthinking

Mas, o grande problema de pensar demais é que muitas vezes, senão sempre, isso te impede de ter clareza sobre os problemas e te impede de agir.

Se, por exemplo, você tem uma decisão importante para fazer, o overthinking te faz pensar em todas as possibilidades disso dar certo ou errado, e você não consegue sair desse ciclo.

E, assim, no extremo, você fica bloqueado e não toma uma decisão e nem age. 

Então, como solucionar isso?


3- Como solucionar o overthinking?

overthinking-lilian-alencar

Portanto, é importante notar alguns sinais que podem te ajudar a perceber se você é alguém que pensa demais ( overthinking), como por exemplo:

  • remoer uma situação embaraçosa ou algo de que se arrepende constantemente;
  • você costuma se perguntar muito “E se…”;
  • sente um medo exagerado das coisas que você não pode controlar – veja mais sobre isso no post Como ajustar a necessidade de controle sobre a sua vida;
  • não consegue desligar sua mente das preocupações, muitas vezes perdendo o sono;
  • dentre outros.

Agora, se você está enfrentando essa situação na sua vida hoje, algumas orientações podem te ajudar a solucionar o overthinking. Não conseguindo por meio desse artigo, por favor busque ajuda profissional!!

Procure colocar um limite para resolver problemas ou tomar decisões. Você pode fazer isso organizando seus pensamentos em tópicos e até mesmo colocando um limite de tempo para resolver questões.

Deixe o passado no passado. O que passou, tanto alegrias quanto tristezas, fazem parte de quem você é hoje. E o passado não pode ser mudado, apenas serve como lição para seu presente e seu futuro. Por isso, procure interromper a ruminação sobre o que não pode ser mudado. 

Foque no presente. E viva o presente. Como eu falei no post Como sair da ansiedade?, pensar muito no passado ou no futuro pode gerar ansiedade e tira seu foco do presente.

Aja. Se você está na dúvida do que vai acontecer se fizer algo, faça e se livre da incerteza. Procure focar na solução e não no problema, dessa maneira você interrompe o overthinking e consegue agir😉😃.



Para finalizar…

Se lidar com o overthinking está sendo difícil para você, a ajuda profissional pode ser a melhor alternativa. 

Acesse a página Fale Comigo e me envie uma mensagem solicitando uma ANÁLISE INICIAL (escrever na mensagem), e encontre uma direção inicial do que fazer. 

Para finalizar, você tem overthinking

E como se sente sobre isso?Comente!

Também compartilhe com seus amigos este post. 😉

Um abraço da Lih!

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.