Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Como ter um relacionamento saudável neste dia dos namorados

Como ter um relacionamento saudável neste dia dos namorados

Você conhece a origem do dia dos namorados no Brasil ? E, já pensou como ter um relacionamento mais saudável com a pessoa que você ama neste 12 de junho? Continue comigo e descubra!


1- Valentine ‘s  Day 

Em muitos países do mundo o dia dos namorados é comemorado no dia 14 de fevereiro,. Esse dia é conhecido como Valentine ‘s Day. Mas, você sabe por que o dia de Sao valentim é considerado o dia dos namorados nesses paises?

O que sabemos é que a história do padre Valentim é a mais aceita para explicar a origem do Valentine ‘s Day. Resumidamente, a história começa na época do imperador Cláudio II.

De alguma maneira esse imperador chega à conclusão de que o casamento atrapalhava o desempenho dos soldados e, por isso, decide proibi-los de casar. Aqui surge o padre Valentim que entendia que o casamento era algo da vontade divina. Então, ele começa a realizar casamentos escondidos, mas ele é descoberto.

Em seguida, o padre Valetim é preso e sentenciado à morte. Na prisão, Valentin se apaixona pela filha do carcereiro. E, no dia de ter sua pena cumprida ele envia à moça uma carta se declarando para ela.

Por isso, considera-se que vem daí o costume de dar cartões no Valentine ‘s Day. Contudo, a igreja católica instituiu o dia de São Valentim somente dois séculos depois. Por outro lado, a comemoração é criada quando os cristãos transformam o festival de Lupercalia em dia dos namorados.

E a atual data do dias dos namorados vem exatamente do festival de Lupercalia. Isso porque ele acontecia no meio de fevereiro em celebração ao começo da primavera.

Agora, e no Brasil, qual a origem do dias dos namorados?


2- A origem do dia dos namorados no Brasil 

Por outro lado, o dia dos namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil, desde 1948.  Mas, por que esse dia não é celebrado em 14 de fevereiro como em outros países? No Brasil, a data 12 de junho foi escolhida por razões simplesmente comerciais. 

Mesmo assim, a versão brasileira veio por cópia do exterior, pois no Brasil não existia essa celebração. O publicitário João Doria, pai do governador de São Paulo João Doria Jr. escolheu essa data porque junho era um mês com poucas vendas.

Ele colocou a comemoração na véspera do dia de Santo Antônio que é considerado casamenteiro pelos brasileiros. Agora me conta, você ja tinha ouvido falar dessa origem curiosa do dia dos namorados no Brasil?

A seguir, eu te convido a refletir sobre o autoconhecimento nas relações amorosas.


3- Relacionamentos amorosos e o autoconhecimento

Todos os tipos de ralacionamentos tem desafios e emoções únicas. Mas, desenvolver o autoconhecimento é essencial para ter relacionamentos mais saudáveis na sua vida,

E, nas relações amorosas não poderia ser diferente, concorda? Em primeiro lugar, os valores pessoais são muito diferentes para cada pessoa. Exatamente por isso, as relações interpessoais são tão dinâmicas e desafiadoras para todos nós.

Através do autoconhecimento você pode, por exemplo:

  • encontrar equilibrio;
  • desenvolver respeito e confianca por quem você ama;
  • compreender quais os objetivos da relação;
  • melhorar a comunicação com seu parceiro, etc.


Esses são apenas alguns exemplos de como seus relacionamentos podem melhorar com autoconhecimento.

Confira a seguir algumas dicas para ter um relacionamento mais saudável neste dias dos namorados.


4- Como ter um relacionamento saudável neste dia dos namorados

Eu quero trazer agora dicas que podem tornar seu relacionamento mais saudável. Com apenas algumas atitudes sua relação pode se transformar completamente. Como por exemplo:

  • procure não idealizar demais a outra pessoa;
  • busque o diálogo;
  • respeite o espaço e as ideias do outro;
  • conheça e respeite seus limites;
  • cultive o amor próprio;
  • desenvolva o autoconhecimento.

Por outro lado, é importante ter uma atenção especial com as expectativas e desejos de cada pessoa.

Procure se questionar, por exemplo:

  • Quais são seus objetivos para esta relação?
  • Eu realmente quero estar em um relacionamento agora?
  • Tenho respeito pela individualidade da outra pessoa?
  • Confio no meu companheiro?


Lembre-se que o mais importante é sempre ser sincero consigo mesmo e com a outra pessoa na relação. Além disso, procurar o autoconhecimento e o autocuidado são fatores importantes que refletem no seu relacionamento.

Para finalizar, quero desejar para voccê um feliz Dia dos Namorados. E não deixe de expressar seu amor e carinho por quem você se relaciona da maneira mais transparente e verdadeira.

Aproveite muito o momento de vocês juntos.

Um forte abraço da Lih!

Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.