Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

Como tirar 3 ganhos de 2020. O ano desafiador para o mundo.

Como tirar 3 ganhos de 2020. O ano desafiador para o mundo.

Hoje eu quero trazer para você uma reflexão a respeito de 3 ganhos de 2020 que podemos aprender com a crise do Covid-19 mundial até aqui. 

E como estes ganhos de 2020 podem mudar a sua vida, afinal?

Acompanhe comigo.


Coronavírus: uma crise desafiadora que não terminou (ainda)

Quais os ganhos de 2020? O ano desafiador para o mundo.

O ano de 2020 foi diferente e desafiador para a grande maioria das pessoas no mundo, se não para todas. O que não podemos negar é que se trata de um ano que ficará para a história por causa do Covid-19.

Apesar de haver esperanças nos últimos meses, como vemos nos noticiários, de vacinas que possam ser aprovadas, não podemos simplesmente esquecer das medidas para prevenir o contágio, como:

  • Usar máscara sempre;
  • Distanciamento social;
  • Álcool gel sempre que necessário.


O que quero dizer é que o coronavírus ainda é uma ameaça a nossa saúde e nossas vidas. Na maioria dos países em que existe a previsão de vacina, isso vai acontecer gradualmente.

Isso significa que devemos continuar os cuidados para conter a doença, porque o covid-19 não desapareceu mesmo que os países tenham decidido reabrir lojas, bares, restaurantes etc. 

E por isso a importância de destacar que devemos continuar os cuidados com a nossa saúde e a saúde das pessoas ao nosso redor. Por mais que já não aguentamos mais ouvir falar sobre tudo isso. Mas o cuidado é sim necessário, cada um fazendo a sua parte. Não se esqueça ;).

Agora, eu acredito que após 1 ano enfrentando esta pandemia podemos refletir a respeito de 3 ganhos de 2020 importantes , confira a seguir comigo.


3 ganhos de 2020 essenciais que a pandemia nos ensinou em 2020


1-  A importância das relações sociais

Em 2020 foi necessário aprender a lidar com a distância de amigos e familiares queridos. 

E tem sido um aprendizado interessante o distanciamento, porque muitos de nós nunca ficou tanto tempo longe de pessoas queridas como agora e, por isso, não percebemos antes importância do contato físico e da presença das pessoas que amamos e somos conectadas nas nossas vidas. 

A verdade é que, felizmente, nós temos mídias como o WhatsApp , skype,   Zoom, entre outros, por exemplo, para nos ajudar a manter o contato e diminuir a distância.

Mas, descobrimos que não é o mesmo que chamar um amigo pra tomar café e bater papo tranquilamente, dar uma longa caminhada ou mesmo sair para fazer compras com as amigas. 

Por isso, apesar de ser dificil, eu acredito que um dos ganhos de 2020 foi ter a certeza da importância das relações sociais.

Porque, a realidade é que nada substitui o contato físico e o calor humano. Você concorda?


2- Trabalho remoto e o valor de todos os trabalhadores

Muitas pessoas precisaram se adaptar ao trabalho remoto e a todas as dificuldades que envolvem trabalhar de casa, como se organizar, combater distrações, e mesmo não trabalhar além da hora.

Mas, eu acredito que um dos ganhos de 2020 importantíssimo que precisamos levar para o resto das nossas vidas é o valor de todos os trabalhadores da saúde.

Em geral, nós entendemos somente agora o valor dos trabalhadores da saúde. Aqui me refiro a todo o leque da saúde, como : saúde pública, saúde privada e áreas gerais da saúde mental e do desenvolvimento humano. 

Quero dizer que todo trabalho e toda profissão merecem ser valorizadas e respeitadas sobretudo. Porém foi o ano onde podemos focar olhando com mais atenção para o setor da saúde humana como um todo. Comportamento, Mente e Corpo físico.  Já refletiu sobre isso?  


3- A importância de aprender ler seu próprio estresse

A pandemia do Covid-19 por si só gerou estresse. O risco de perder emprego, o medo de se infectar, o medo do futuro, o receio de transmitir o coronavírus para alguém sem saber e o isolamento social são exemplos de situações que geram estresse.

Por outro lado, precisar ficar em casa, ou lidar com novas perspectivas em geral, pode ser uma chance de reavaliar sua vida e sua maneira de lidar com estresse. Veja dicas de como lidar com o isolamento social neste post.

O estresse é uma realidade nas nossas vidas, na realidade é um mecanismo necessário – como você pode ver aqui. 

Porém, o estresse pode se tornar nocivo para a nossa saúde se estivermos em constante alerta. E quando falo de saúde aqui, não se trata somente da saúde física, mas da sua mente e das suas emoções também.

Com a pandemia, tivemos a chance de encontrar outras maneiras de lidar com o estresse, como por exemplo:

· aprender a meditar 

·  tocar algum instrumento

. movimentar o corpo; dançar, correr, caminhar, pular corda, etc..

· desenvolver habilidades novas manuais como plantar, desenhar, cozinhar, etc.

2020: o ano desafiador e seus ganhos

Para finalizar, precisamos perceber que o isolamento social e a necessidade de permanecer em casa por mais tempo nos obrigou a desacelerar.

Por isso, eu vejo mais ganhos de 2020, afinal tivemos esta oportunidade única de poder olhar para como nos sentimos e como nos comportamos.

Mas, também foi e está sendo uma oportunidade de reavaliar nossas vidas e nossas prioridades para o futuro.

Você já pensou nas mudanças e no aprendizado que o ano de 2020 e a pandemia trouxe para sua vida? Com essa partilha aqui , consegui te ajudar nessa reflexão?

Saúde e um abraço da Lih!

Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.