Atendimento

Presencial e Online

contato@lilianalencar.com

Fale conosco

Portugal

R. Rodrigues Sampaio - Lisboa

O Real Poder da Decisão

O Real Poder da Decisão

Por que o poder da decisão é algo importante? Por que tudo em nossa vida, incluindo o que nós temos e o que nós somos em nossa vida adulta, vêm das escolhas que nós fazemos.

A vida que eu e você levamos hoje, não foram moldadas por outras pessoas, como acostumamos a pensar. Na verdade, por mais de nos doa afirmar, foram nossas próprias escolhas que nos trouxeram até aqui.

O que eu quero trazer aqui hoje meus queridos, é que a escolha é algo mais comum do que paramos para compreender. O poder da decisão faz parte do nosso dia a dia de forma natural, em todos os dias, em todas as fases e momentos da nossa vida.

Alguns exemplos práticos disso :

  • Quando casamos, foi porque tomamos uma decisão,
  • Quando saímos de casa para morar longe dos pais e sermos independentes, foi uma decisão,
  • Quando mudamos para outro país para entrar em contato com outras culturas, também é uma decisão
  • Quando decidimos ser pais, aqui também tem uma decisão de comportamento ou planejamento
  • tantas outras,…

Como podemos notar a nossa vida é regada de escolhas, e isso mostra o impacto que elas têm em nossa vida e em nosso futuro, e precisamos olhar de forma mais responsável e amorosa para elas.

Decisão X Escolhas

Decisão e escolhas não são a mesma coisa, porém interligadas entre si. A decisão é uma ação que envolve a seleção de uma opção em meio diversas alternativas. Já as escolhas, serão as opções, ou seja as diversas alternativas.

Imagine que você está caminhando em uma estrada e encontra uma encruzilhada: os caminhos diferentes serão as escolhas, enquanto que a decisão é a ação de escolher uma dessas opções a sua frente.

Podemos notar claramente que o poder da decisão é muito presente e importante na nossa vida, pois é ele que irá direcionar o caminho que você percorrerá futuramente.

Porém como será o resultado de uma pessoa que não toma decisões?

Em muitos momentos da nossa vida, acabamos passando por períodos de indecisão, e então vamos deixando de lado o problema que precisaria de atenção. Ao fazermos isso, ficamos na chamada “zona da indecisão”, na qual acabamos nos fechando para uma solução, se paralisando.

Vamos retomar ao exemplo da caminhada: ao chegar na encruzilhada, se você não realizar uma escolha por qual dos caminhos  a sua frente seguir , o que te acontece? Ficará parado e não sairá do lugar, correto? Pois é isso mesmo, em uma “zona de indecisão” é exatamente isso que nos ocorre, a vida para!, ou seja, se estaciona naquela área.

A principal consequência da indecisão é a paralisação. E você sabe qual o sentimento que faz com que essa paralisação tenha sido gerada? O medo! Falaremos mais dele a seguir.


Decisão é Algo Natural

Decisão


Para fazer com que sua vida volte a andar, é preciso relembrar aqui que a decisão é algo natural e portanto faz parte da nossa vida adulta.

Conforme você compreende o poder da decisão em sua vida, perceberá também o quanto isso é benéfico para o movimento saudável da vida, pois nos traz evolução contínua.

Mas Li, como consigo fazer com que eu tenha mais leveza no assunto e consiga fazer decisões de forma mais fácil?

Para responder essa pergunta é necessário compreender que existe um sentimento que está te impedindo de mudar o seu comportamento durante essa situação, e esse sentimento é o medo.

Muito provavelmente esse o medo está relacionado a sua mente te dizendo que você pode estar fazendo uma escolha errada, afinal sua mente está gerando essa possibilidade, e cá entre nós, ninguém quer ou gosta de errar, não é mesmo?

Após então acolhermos dentro de nós que o sentimento principal é o medo, voltemos ao exemplo da estrada e encruzilhada que já citamos mais acima.

Suponhamos que você tenha naquele caminho duas alternativas, direita e esquerda, e que você tenha escolhido a estrada da esquerda . Ao caminhar por aquele lado em algum momento percebeu, no meio do caminho, que não era ele o ideal para você aquela escolha.

Não é preciso se desesperar, afinal será mesmo que você não pode repensar e voltar ao início, e ali refazer a escolha e ir pelo caminho da direita? E se isso não te for possível, será mesmo que novas alternativas não te possa ser feita durante o trajeto da esquerda, para gerar frutos melhores enquanto caminha por ali?


Concluindo:

Em resumo, o que digo é que muitas vezes tomamos grande parte das nossas decisões como algo sem volta, entretanto, é possível sim fazer o caminho reverso e conseguir escolher e trilhar o caminho correto ou encontrar boas surpresas pelo caminho já escolhido.

Esse pensamento mais amplo que trago acima é para trazer a sua mente a obstrução do sentimento do medo de errar, e portanto segue duas dicas importantes que sim é preciso levar contigo sempre que uma decisão te for necessária:

  • O primeiro deles é perceber que só você é responsável pela sua vida, ou seja, você realmente precisa fazer escolhas para uma vida com fluidez.
  • O segundo fato é que precisamos ter humildade e ter clareza sobre o caminho escolhido e “saborear” todo o trajeto, e posteriormente descobrindo que é preciso refazer a decisão com uma nova, que assim seja.

Não precisamos nos cobrar tanto em sermos perfeitos e acertar tudo na primeira vez, afinal , “quem disse que nunca podemos trocar de estrada?”. O que precisamos mesmo, na verdade, é sermos responsáveis e felizes, tanto nas escolhas, tanto no caminho de volta, se necessário for.

um abração da Lih

Gostou do texto? Então compartilhe nas suas redes sociais!


Picture of Lilian Alencar
Lilian Alencar é apaixonada pelo saber e criadora do Método Mente-Livre, revigorou seu blog para desafiar-se e poder contribuir com quem gosta de ler. Defensora incansável da proteção à infância e acredita profundamente na leveza das relações, com parcerias transparentes e sem barreiras de rivalidades entre homens e mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Links Úteis

Localização

Lilian Alencar | Todos os direitos reservados , onde é  expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte sem autorização expressa de 2463000700156 

  | Copyright ©2024 | Feito com muito carinho por nós para chegar até você ♥ 

Esse site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência por aqui. Clique aqui para saber mais.